Já mostramos aqui a criatividade dos brasileiros em dar nomes inusitados para seus empreendimentos. Agora foi a vez da ‘Caixaça Econômica’, uma distribuidora de bebidas que fica em Cariacica, na região metropolitana de Vitória.
A ideia pareceu ótima para o proprietário Adilson Ramos, que quis fazer uma referência à bebida que é patrimônio nacional – a cachaça – e à Caixa Econômica Federal, instituição financeira pública brasileira.
De fato, a fachada da sua distribuidora viralizou nas redes sociais com um vídeo que teve milhões de visualizações. Mas, foi assim que chegou ao conhecimento da Caixa que, notificou os donos do estabelecimento e pediu que eles retirassem referências à instituição da placa.
Veja também: Os 20 sobrenomes mais comuns no Brasil
“A Caixa fez uma visita para a gente e pediu pra desvincular o ‘X’ dela, para tirar a ideia de Caixa Econômica. Nós mexemos na logo e substituímos o “X” pelo “CH”. Vai continuar se chamando Cachaça Econômica, mas nada que lembre a Caixa Econômica Federal”, explicou Adilson.
De acordo com o G1, que procurou a Caixa Econômica para saber a versão deles sobre o caso, de fato, o banco confirmou que encaminhou notificação para a retirada das marcas de qualquer anúncio publicitário, ação promocional, fachada ou referência visual na internet.
A Caixa disse, ainda, que é a titular exclusiva dos direitos de utilização das marcas institucionais e que a utilização indevida constitui crime contra a propriedade intelectual.
Veja também: Sabia que estes 101 nomes são proibidos de registrar no Brasil?
Adilson contou que o nome foi escolhido com o objetivo de “repercutir localmente”, mas não esperava a proporção gerada pela internet.
“Eu tive a ideia do ‘Caixa’, associando ao logo da Caixa, e a minha esposa matou a charada falando ‘Econômica!’. Quando ela falou isso eu pensei: xeque-mate! A gente pensava num nome pra chamar a atenção da região, a gente não chegou a pensar que fosse correr o mundo como correu”, contou o empresário Adilson Ramos, sem conhecer as leis de propriedade intelectual.
Agora, Adilson teve que mandar fazer uma alteração na marca, que era Caixaça Econômica, substituindo o “X” nas cores branco e laranja, característico do banco, pelas letras “CH”. O azul escuro e a tipografia que lembra a mesma utilizada pela instituição foram mantidas.
A frase “Vem pra Caixaça você também”, referência a “Vem pra Caixa você também”, utilizado pelo banco, foi retirado da placa.
Fonte: G1