Muita gente é habituada a tomar café com açúcar ou com adoçante e faz cara feia só de imaginar o sabor do café amargo na boca. Mas, verdade seja dita: depois que você acostuma a tomar café sem açúcar, só obtém benefícios. Saiba quais são e confira dicas para começar a praticar esse novo hábito.
O açúcar no café é desnecessário
O principal benefício é o mais óbvio: menos açúcar no seu corpo. Não quer dizer que reduzir o consumo de açúcar ao máximo seja necessário, afinal esse é o principal combustível para o organismo. Mas ele já é consumido na forma de diversos outros alimentos durante o dia, inclusive nas frutas e verduras. Então adicionar no café é um extra desnecessário.
Menor risco de diabetes
Mesmo que o açúcar seja o combustível para a gerar energia no corpo, ele precisa ser consumido na quantidade adequada. Mais do que isso é pedir para aumentar o risco de desenvolver diabetes.
Quando você ingere açúcar demais, ele fica acumulado no sangue esperando o pâncreas liberar insulina extra para absorvê-lo. Se o pâncreas começar a não dar conta dessa tarefa repetidas vezes, você terá diabetes.
Reduz a vontade de comer
Quanto mais açúcar você come, mais vontade tem de comer. É um ciclo vicioso. Logo, a tendência a engordar aumenta. Então, reduzir o consumo de açúcar é ajudar o corpo a ter menos vontade de comer coisas açucaradas, em especial guloseimas. Retirar o açúcar ou o adoçante do café é um grande passo, principalmente se você toma mais do que uma xícara por dia.
O prazer verdadeiro do café
É difícil acreditar nisso quando você ainda coloca açúcar ou adoçante no café. Mas só quando você para de colocar é que descobre o verdadeiro sabor dessa bebida. Depois que acostumar a tomar café amargo (e sem leite) nunca mais vai querer de outro jeito. Quando experimentar café com açúcar de novo, vai parecer que está tomando água quente adoçada.
Como se habituar ao café sem açúcar?
O primeiro passo é você estar convencido das vantagens de tomar café sem açúcar e estar disposto a tentar. Afinal, ninguém gosta de fazer as coisas sem ter um propósito.
Café amargo com comida doce
Depois, é colocar em prática. Para facilitar, a dica é começar a tomar café sem açúcar enquanto come algo doce, como uma fatia de bolo ou um biscoito. Você verá que o complemento dos dois sabores será mais prazeroso do que era quando adoçava o café.
Adicionar canela
Outra estratégia interessante, se você gostar, é adicionar uma pitadinha de canela ao café sem açúcar. Ela não vai deixar o café doce, mas vai deixar o aroma delicioso e o sabor com um toque diferenciado especial para você sentir um novo prazer no paladar.
Reduzir aos poucos
Para algumas pessoas pode ser mais fácil começar reduzindo a quantidade de açúcar no café. Experimente essa alternativa se achar melhor para você. Ou seja, se antes você colocava 3 colheres de chá de açúcar, passe a colocar duas, e no dia seguinte coloque uma, até reduzir a zero.
Cortar de uma vez
Já para outras pessoas o negócio é cortar todo o açúcar de uma só vez. Se você é do tipo 8 ou 80, vai se adaptar melhor com esse método. Seu próximo café já pode ser sem açúcar. Beba com prazer, querendo gostar.
Com ou sem leite
Outro ponto que precisa analisar é se você tem o hábito de tomar café preto ou com leite. Se toma com leite, pode ser que ache o sabor do café com leite e sem açúcar bem ruim. Nesse caso, experimente tomar o café preto e sem açúcar.
Café forte ou fraco
Mais uma coisa que faz diferença é a intensidade do café. Experimente diferente intensidades. Pode ser que, se o seu café é bem fraco, ele vá ficar sem gosto caso não tenha açúcar. Nesse caso, experimente fazer um café mais intenso para apreciar o sabor completo da bebida.
Prazer em experimentar o novo
A partir do momento em que você está disposto a tomar café sem açúcar para beneficiar o seu organismo, precisa experimentar. Prove vários tipos, prepare de várias formas, e continue tomando por uma semana inteira até que o seu paladar acostume. Seja persistente e faça isso com prazer, pois beber café deve ser um momento prazeroso do seu dia.
Veja também: existe uma melhor hora para tomar café? Neurocientistas dizem que sim