O Brasil é o principal país produtor mundial de café. Você sabia? É uma bebida também muito popular por estas paragens. Saiba que é mesmo a segunda bebida mais consumida, a seguir à água.
O seu consumo, na verdade, não tem parado de crescer. Tomar café para muitas pessoas trata-se de um ritual quase sagrado e rotineiro. Esta bebida serve como marcador de pausas no trabalho, uns usam-no para relaxar, outros como estimulante.
Na verdade, o café até promove a socialização, pois acompanha conversas e promove encontros. Nos dias de hoje, existem vários sabores e intensidades de café, sendo que pode ser confeccionado de inúmeras formas. Contudo, em nível de saúde tem sido um produto muito polêmico.
A toda a hora surgem publicações sobre o café onde, por vezes, é idolatrado, outras vezes é odiado. Quem o toma, por norma, fica divido e nem sabe se está saindo prejudicado ou beneficiado da sua ingestão, muitas vezes, diária.
-
Culpado ou inocente?
Em 1991, o café foi considerado como o culpado do câncer da bexiga, de acordo com o Centro Internacional de Investigação sobre o Câncer. No entanto, um estudo recente foi divulgado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
É uma pesquisa que se baseia em estudos sobre o consumo de café, de 23 cientistas mundiais. Eles analisaram cerca de mil casos e consideraram também outras bebidas como o mate e o chá.
A conclusão é que o café pode ajudar a diminuir as chances de contrair cânceres, como o hepático e o do útero, contestando as opiniões que diziam que causava cânceres mamários, prostáticos e pancreáticos. Na verdade não se encontrou nenhuma relação maléfica entre o café e esses cânceres.
Apesar disso, ainda não há provas finais de como o café faz essa prevenção. Não obstante, essas pesquisas indicam que, graças ao seu efeito antioxidante, as células malignas são eliminadas. Análises laboratoriais assim o sustentam.
Como os estudos têm comprovado, as propriedades proveitosas desta bebida, embora não exista relação causa/efeito atestada, os médicos estão achando por bem incluí-lo numa dieta salutar. Contudo, uma toma moderada deve ser privilegiada e evite tomar o café muito quente, pois bebidas muito quentes podem causar câncer do esôfago, concluiu o mesmo estudo da OMS.