A planta caeté-redondo também é conhecida por calateia-melancia, mas seu nome botânico é Calathea orbifolia. Essa planta é nativa da América do Sul, inclusive do Brasil, por isso é bem fácil de cultivar, já que está habituada com o clima local.
Não tem como ficar indiferente ao se deparar com as folhas ornamentais dessa planta, que são arredondadas, grandes, com as nervuras bem marcadas e tons de verde que variam conforme bate a luz. Quer ter um caetê-redondo em casa? Veja essas dicas de cultivo.
Luminosidade
Essa é uma planta de meia sombra, que precisa de uma luz filtrada, simulando seu habitat natural que é bem fresco e ela fica protegida por plantas mais altas. Pode pegar um pouco de sol fraco, no comecinho da manhã ou finalzinho da tarde.
Terra de plantio
O caeté-redondo gosta de uma terra bem fértil, rica em matéria orgânica e com boa drenagem para evitar o acúmulo de água em suas raízes.
Clima
Por ser uma planta de floresta tropical, acostumada com clima quente e úmido, ela não suporta frio intenso, com geada. Se for cultivá-la em regiões com inverno rigoroso, precisa proteger a planta nesse período do ano. Além disso, ela não gosta de ambientes com ar-condicionado ligado. Para manter a umidade, coloque-a junto de outras plantas que gostam do mesmo tipo de clima.
Regas
Embora o caeté-redondo goste muito de umidade, o solo não pode ficar encharcado. Então, regue a planta só quando notar que a parte de cima do substrato está ficando seca. No inverno as regas devem ser mais espaçadas. No verão, pode borrifar suas folhas toda manhã.
Adubação
A cada três ou quatro meses, pode misturar um pouco de esterco curtido ou húmus de minhoca na terra para que a planta se desenvolva melhor.
Reprodução
Para ter mais plantas dessa em casa, você pode transformar uma adulta em várias. A reprodução do caeté-redondo é feita por divisão de touceiras. Você retira toda a planta da terra, preservando suas raízes, então usa uma faca esterilizada para separar o torrão em algumas partes. Faça isso com a planta já adulta. Depois é só pegar cada parte e replantar uma em cada vaso.