Em tempos de medo, às vezes só precisamos de um empurrãozinho para nos ajudar a ser corajosos. Para Travis Carpenter, de 14 anos, de Salt Lake City, Utah, esse impulso extra de coragem veio na forma de uma cadela de três patas chamada Lady.
Travis tem uma condição genética rara que o obrigou a tomar uma decisão muito difícil sobre seu futuro. Ele nasceu com duas pernas funcionais, mas uma delas não estava funcionando como deveria devido à sua condição.
“Então, Travis tem neurofibromatose”, disse sua mãe Kelly Carpenter. “É uma condição genética que afeta um em cada 3.000 e faz com que tumores se formem nos nervos em qualquer lugar do corpo”.
Veja também: Membro fantasma: por que amputados ainda sentem o membro?
No caso de Travis, os nervos afetados estavam localizados em sua perna esquerda. Uma ressonância magnética recente mostrou vários pontos brancos indicando a presença dos tumores.
“Não havia literalmente quase nenhum músculo em sua coxa; toda a sua coxa era composta por este tumor”, disse o Dr. Kevin Jones, cirurgião ortopédico do Huntsman Cancer Institute da Universidade de Utah. “Ele tinha tanta fraqueza nos ossos que meio que desistiu.”
Depois de quebrar a perna três vezes, ficou claro que o osso não estava mais crescendo e a amputação tinha que ser considerada. Kevin disse a Travis que esta foi uma decisão que ele teve que tomar em seus próprios termos.
Veja também: Programa social reúne idosos solitários e gatos sem-teto
Enquanto Travis contemplava essa importante decisão de saúde, sua família lhe deu uma companheira: uma Entlebucher Mountain Dog, chamada Lady.
Ela é uma adorável cachorra de 3 patas com uma linda mistura de marrom, preto e branco e, o mais importante, ela fornece a Travis uma terapia que acabou sendo exatamente o que o médico receitou.
“Foi um ponto brilhante muito bom para todos nós, tipo, ‘Oh cara, você sabe, isso fede, Travis quebrou a perna, mas foi esse ponto brilhante muito divertido”, disse Kelly.
A melhor parte desse ponto brilhante é que Lady é um reflexo de algo com o qual Travis pode se relacionar. Kelly explicou que Lady tem um membro deformado que isso poderia ter se desenvolvido no útero.
“Quando a vi se dar muito bem, mesmo sem uma das patas, pensei, talvez eu devesse fazer isso para poder me virar melhor do que estou agora”, disse Travis.
Ver Lady tão feliz e vivendo a vida ao máximo foi uma inspiração. Em 29 de abril de 2021, Travis teve sua perna esquerda removida cirurgicamente. Foi uma experiência difícil e emocional, mas, agora, ele tem sua cadela de 3 patas para um apoio extra.
“Mentalmente, ainda é difícil, e você ainda chora”, disse Kelly.
Algumas perdas são simplesmente indescritíveis. No entanto, Travis acredita que a amputação permitiu que ele tentasse coisas novas e ultrapassasse os limites que ele tinha antes.
“Foi uma decisão muito difícil porque você nunca pode recuperar sua perna ao se livrar dela”, disse Travis. “E eu só queria me livrar disso para que eu pudesse sair e me divertir, me esforçar mais do que nunca.”
Embora a amputação não tenha sido uma decisão fácil, Lady certamente ajudou Travis a ver a nova vida que poderia lhe trazer. A amizade deles era apenas o impulso de coragem que ele precisava. “Acho muito legal ter um cachorro igual a mim”, disse Travis.
Fonte: Inspire More