Junto com essa onda de vida saudável que está tomando a rotina de muitas pessoas, chegou também o antigo hábito de plantar os próprios vegetais em casa. Mas, agora, as pessoas buscam por ideias para fazerem isso em seus apartamentos e pequenos espaços urbanos.
Só que na cidade de Les Avanchets, que fica em Genebra, na Suíça, as coisas são um pouco diferentes. Em determinadas localidades não há prédios, apenas vários lotes de casas, uma ao lado da outra, sem portões, mas com fartas hortas que alimentam os habitantes de forma orgânica e sustentável.
O fotógrafo e ambientalista Yann Arthus-Bertrand fez lindas fotos dessa região e explica que esse hábito de ter as hortas no quintal de casa surgiu após a Primeira Guerra Mundial, quando o governo suíço e de outras regiões europeias viram a necessidade de dar ao povo lotes para que reconstruíssem suas vidas.
Em Les Avanchets, as crianças aprendem a agricultura desde cedo, bem como a aplicação de métodos sustentáveis para fazê-la, reunindo soluções antigas e modernas. É aquele clima de vida no campo, vizinhos amigos, comida fresca e caseira todos os dias, como muita gente sonha em ter.
Veja também: Maiores luxos da vida — e nenhum custa caro