Cacto pluma como cuidar
Crédito: Freepik

Cacto pluma: dicas de cuidados para ter essa planta em casa

Apesar dos espinhos, a delicadeza dessa planta vai chamar sua atenção

Publicidade

O cacto pluma é uma planta originária do México, cientificamente chamado de Mammillaria plumosa. As plumas de cor marfim que recobrem o cacto verde são muito delicadas e densas, quase não se vê a parte da planta recoberta. Justamente essa característica que faz o cacto pluma ser tão curioso e desejado por cultivadores de cactos e suculentas. Quer ter essa linda planta na sua coleção? Então veja as dicas de cultivo para mantê-la linda e feliz na sua casa.

Luz

cacto pluma luminosidade
Crédito: Minhas Plantas

Assim como boa parte dos cactos, você pode manter o seu cacto pluma sob sol pleno. Dentro de casa, escolha o local mais iluminado, de preferência pertinho de uma janela. Se pegar pelo menos 6 horas de sol por dia é o suficiente, mas o ideal são 8 horas.

Terra de plantio

Quando for replantar seu cacto, escolha uma mistura de solo bem arenoso, que seja um pouco de substrato para mudas junto com areia de construção, em partes iguais. Não precisa ser um solo rico em nutrientes, pois essa planta está acostumada com o solo seco do deserto.

Regas

Crédito: Minhas Plantas

Não é necessário regar seu cacto pluma com muita frequência. Espere o substrato estar seco para oferecer mais água, pois a planta armazena água nas suas folhas e raízes. Faça a rega só na terra, sem molhar a planta.

Publicidade

Se for deixar seu cacto ao ar livre, pode deixar que as chuvas vão cumprir com esse papel das regas. Apenas tome cuidado com a época de chuvas, pois seu cacto poderá morrer encharcado, já que é uma planta de clima seco.

Floração

Se você estiver cuidando bem do seu cacto pluma, no verão ele vai começar a florir. As flores são tão delicadas quanto as plumas, também de cor marfim e bem pequenas, com pétalas que lembram penas.

Reprodução

como reproduzir cacto pluma
Crédito: Minhas Plantas

Para fazer novas mudas do seu cacto pluma, pode cortar as mudas novas, já mais desenvolvidas, e replantá-las em outro vaso com a mesma mistura de plantio já recomendada.

Veja também: Como cultivar pedilanthus

PODE GOSTAR TAMBÉM