Emagrecer é um processo que exige dedicação, paciência e o uso de estratégias que realmente funcionam, sem colocar a saúde em risco. Então, consultar um nutricionista é o primeiro passo para saber quais são as suas necessidades nutricionais, definir seu objetivo e conhecer opções de suplementos naturais para contribuir no processo. Um desses suplementos é a cactínea. Então, tire as dúvidas sobre a cactínea: para que serve, como tomar e quais os efeitos colaterais?
O que é cactínea?
A cactínea é um suplemento que tem com matéria-prima o cacto Opuntia fícus-indica, planta mexicana. Esse suplemento vem em cápsulas e é composto por cisteína, taurina, antioxidantes, vitamina C, ômega-3 e 6, cálcio, ferro, fósforo e potássio.
Cactínea: para que serve?
O uso da cactínea está relacionado principalmente ao estímulo do emagrecimento. O produto atua nesse objetivo por meio de sua ação termogênica que acelera o metabolismo e a queima de gordura.
Ao mesmo tempo trabalha inibindo o apetite, prevenindo a retenção de líquidos e com ação anti-inflamatória que protege a imunidade e o envelhecimento precoce das células. Todos esses benefícios atuam a favor do emagrecimento, mas acabam influenciando na boa saúde de modo geral.
Claro que, para obter todos esses benefícios da cactínea, é necessário utilizar o suplemento conforme as recomendações do nutricionista e como um complemento de outros cuidados como uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas.
Como usar cactínea?
A cactínea é vendida em frascos com cápsulas contendo 500mg. A quantidade de cápsulas que uma pessoa pode tomar ao dia vai depender da prescrição do seu médico. Mas costuma ser de 2 a 4 cápsulas, variando conforme a necessidade de cada organismo e se a pessoa está usando algum outro tipo de suplemento. As cápsulas devem ser ingeridas antes das principais refeições.
Efeitos colaterais
Se a cactínea for utilizada em excesso, pode aparecer efeitos colaterais, como diarreia, vontade de urinar com mais frequência, náuseas, dores abdominais, dermatite e dor de cabeça. Por isso também que é muito importante usar apenas com recomendação médica.
Cuidados e precauções
O uso desse suplemento não é recomendado para crianças, gestantes e lactantes. No mais, é um produto seguro por ser natural, mas mesmo assim deve ser usado com acompanhamento médico e ficar atento caso perceba reações adversas.
Mesmo tomando a quantidade recomendada pelo médico, pode ter alguma reação alérgica a um dos componentes do produto que só vai descobrir depois de começar a tomar. Nesse caso, interrompa o uso e avise sei médico.
Veja também: O que fazer com a pele flácida depois de emagrecer?