Muita gente gostaria de ter um cachorro em casa, mas não tem porque um membro da família sofre com alergia aos pelos ou simplesmente porque a pessoa não gosta de ter a casa cheia de pelos e ter que ficar limpando a toda hora. Nesse caso, uma dica é adotar um cachorro que não solta pelo, ou melhor, que não solta muito pelo.
Bebê e cachorro: preparando a casa para uma convivência saudável
10 raças de cachorro que não solta pelo demais
Existem diversas raças de cachorro que têm a característica de soltar pouco pelo. Não existe um cachorro que não solta pelo algum, pois, assim como nos humanos, os pelos nascem, crescem e caem, faz parte do processo.
E para a surpresa de muitos, nem todas as raças de cachorro que não solta pelo têm pelagem curta. Algumas raças de pelos longos também fazem parte dessa lista, veja só!
Basenji
O Basenji é um cachorro de raça africana, muito curioso, cheio de energia e muito ativo. Quando adulto, fica com mais ou menos 43 cm de altura, 10 kg e sua expectativa de vida é de 11 anos.
Beagle
Considerada uma das raças mais dóceis e fáceis de lidar, o Beagle tem pelagem curta em tons de branco, preto e marrom. Sua expectativa de vida é de 16 anos, ele atinge cerca de 39 cm de altura e 35 kg.
Boxer
De grande porte, esse cão tem uma pelagem bem curtinha, o que ajuda a evitar a queda excessiva de pelos. É um cão brincalhão e agitado, que precisa de espaço e atenção. Os cuidados devem ser proporcionais ao tamanho dele para mantê-lo saudável.
Chihuahua
Voltando aos pequeninos, essa raça pode ter pelo bem curtinho ou médio, e ambos precisam de cuidados básicos para evitar a queda excessiva: banhos regulares, escovação e alimentação adequada são bem importantes.
Dálmata
Mais um de grande porte e pelagem curta na lista, o dálmata se destaca justamente por ter uma pelagem branca com pintas pretas, além de ser um cão dócil, inteligente e brincalhão. Sua expectativa de vida é de 13 anos, ele atinge cerca de 61 cm de altura e 32 kg.
Galgo afegão
Esse maravilhoso cão, com visual elegante, é um dos melhores exemplos de cachorro que não solta pelo em excesso, mesmo tendo uma pelagem muito longa. Aliás, para manter essa característica, o Galgo afegão precisa que seus pelos sejam escovados com cuidado, pelo menos duas vezes na semana.
Maltês
De pequeno porte, esse cãozinho é uma fofura, muito dócil, esperto e gosta de brincar. Ele precisa de alguns cuidados especiais, pois tem predisposição à obesidade. Adulto, pode atingir 25 cm de altura, 4 kg e sua expectativa de vida é de 15 anos.
Poodle
Brincalhão, querido e amante de natação, o poodle é um cão bastante popular no Brasil e realmente é um cachorro que não solta pelo em excesso. Sua expectativa de vida é de 18 anos e, quando adulto, pode chegar a 60 cm e 23 quilos, dependendo da variedade da raça.
Schnauzer
Essa raça tem uma pelagem média, que permite aquelas tosas desenhadas e bem características, com direito a bigodes e sobrancelhas ressaltados. O schnauzer é um cão alemão e sua pelagem precisa de tosas trimestrais para se manter forte e bonita.
Yorkshire Terrier
Diferente da raça anterior, essa é muito pequena e sensível. O yorkshire terrier é um cão de pelos médios, que precisa de escovações, lavagens e tosas para que seus pelos se mantenham saudáveis, macios e brilhosos.
Veja também: