A recomendação dos veterinários é que os cães sejam alimentados com ração. A razão disso é que a ração é feita para conter todos os nutrientes que o animal precisa. E além disso, mesmo tendo várias comidas de humanos que eles podem comer, as pessoas precisariam ter o cuidado de preparar só para eles. Por exemplo, não é a carne que faz mal, e sim o tempero exagerado que você coloca. No caso das frutas, será que cachorro pode comer melancia?
Por ser um alimento natural, há diversas frutas que podem ser dadas aos cães, então tire a dúvida se a melancia entra na lista e quais outras pode dar sem oferecer risco à saúde do seu pet.
Cachorro pode comer melancia?
Pelo fato de ser uma fruta muito líquida, pode parecer que não vai fazer bem ao cão. Mas a verdade é que não tem problema repartir uma fatia da fruta com o seu amigo de quatro patas. Assim como a melancia oferece muitas vitaminas, minerais e fibras para você, também vai beneficiar o cachorro.
Entretanto, ao oferecer melancia ao cão, tenha o cuidado de remover as sementes e a casca. Mesmo sendo ricas em fibras, as sementes vão direto para o intestino e, em grande quantidade, podem causar obstrução intestinal. Com a casca é a mesma coisa. Pode causar desconforto gastrointestinal e não custa evitar.
Atente-se também para a quantidade. Ela deve ser proporcional ao tamanho do cão, e sem exagero. Dê um tipo de fruta por vez e por dia, observando se ele vai ter qualquer efeito colateral, como vômito ou alterações nas fezes. Assim você vai descobrindo quais frutas ele se adapta melhor.
E melão, pode dar ao cão?
O caso do melão é igual ao da melancia. Cachorro pode comer melão sim, desde que você tire as sementes, a casca e dê na quantidade adequada ao tamanho do animal. A fruta deve ser dada como um petisco e não em substituição à refeição com ração. Tendo esses cuidados, seu cachorro pode comer melancia ou melão sem problemas.
Outras frutas que o seu cão pode comer
Há outras variedades de frutas que são boas para os cães e você pode dar sem medo, sempre respeitando a regra das quantidades adequadas e, de preferência, sem sementes. Em especial se a fruta tiver caroço, ele deve ser retirado sempre, para evitar engasgos ou até a quebra de dentes. Veja quais são as melhores frutas.
1. Banana
Muitos cães adoram banana. É uma fruta fácil de comer, docinha e você só precisa descascar e dar a ele. Mas se for um cão pequeno, dê apenas a metade. Outra dica é cortar e fatias para evitar que o cão coloque demais na boca e engasgue. Enquanto ele estiver comendo, fique de olho.
2. Pera
A pera é outra fruta suculenta, rica em fibras e bem macia para os cães comerem. Parta a fruta ao meio para retirar a parte central mais dura que tem sementes para os cães pequenos ou idosos. Os cães maiores ou saudáveis provavelmente nem vão sentir essa parte menos macia. A pera tem vitaminas e minerais que vão fortalecer a saúde do cão.
3. Maçã
A prima da pera, a maçã, também está liberada. Prefira as maçãs mais doces, e dê uma vez por semana para evitar o excesso de açúcar no organismo do animal. Não há problema em oferecer a fruta com a casca, mas observe a fragilidade dos dentes do seu cão, pois uma simples casca pode entrar na gengiva e machucar.
4. Framboesa
Por conta das propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes dessa frutinha vermelha e macia, é uma boa opção, em especial aos cães idosos. Saudável e fácil de comer. Mas justamente por ser pequena, não se engane na quantidade. Dê uma porção pequena para que ele não tenha um pico de açúcar no sangue.
5. Laranja
Sim, a laranja também pode ser dada ao cão. Mas retire a casca, a parte branca e as sementes que puder ver. Se ele comer algumas não faz mal, porém evite. A laranja, bem como outras frutas cítricas, precisa ser dada em menor quantidade para não causar irritação intestinal, além de também conter açúcar. Então, com equilíbrio, está liberado.
Cachorro pode comer melancia, melão, banana, framboesa, cítricos, maçã e outras, mas não deve oferecer uvas e abacate, por exemplo. O abacate até pode, porém com mais cuidado e em quantidade bem pequena. Mas a uva é tóxica, seja ela fresca ou desidratada.