A maioria dos cachorros adora ir à praia. Lá eles podem correr livres e brincar muito na areia fofinha e na água. Mas, para levar seu cachorro na praia é preciso ter atenção a alguns cuidados.
E não são apenas os cuidados de higiene dele para evitar problemas com outras pessoas. São cuidados para proteger o seu pet dos riscos que a praia pode oferecer. Veja quais são.
Água do mar pode fazer mal se for ingerida
A água do mar não faz mal ao seu cão, a menos que ele engula uma certa quantidade. Tome cuidado quando ele for para a água, não deixe que vá muito longe ou que entre no mar quando estiver muito agitado.
Infecções e alergias na areia
A areia da praia não é limpa, mas os cachorros não sabem e nem ligam para isso. Cabe a você evitar uma parte da praia que esteja muito suja ou com gravetos ou pedras que possam machucar a patinha do seu cão.
Além do mais, a areia da praia tem micro-organismos que podem causar infecções e alergias. Não leve seu pet se ele estiver com a imunidade fraca ou com alguma ferida.
Ouvidos inflamados
É bem comum que os cachorros tenham infecção de ouvido. Algumas raças são mais sensíveis a esse problema, como os cães poodle e raças com orelhas caídas.
O risco de otite se deve à umidade da praia que pode facilitar o desenvolvimento de bactérias e fungos na orelha dos cães.
Depois de voltar da praia, use um papel-toalha macio para enxugar a umidade nas orelhas do seu cão. Mas só na parte mais externa, antes do ouvido.
Aproveite e veja: As doenças mais comuns em cães da raça poodle
Cachorro na praia pode pegar conjuntivite
A conjuntivite nos cães pode surgir pela mistura de umidade, areia e o efeito dos raios do sol nos olhos. Evite levar seu cachorro na praia quando estiver fazendo sol muito forte e vento ao mesmo tempo. O vento piora a situação, fazendo entrar areia nos olhos com risco de machucar ou irritar as mucosas.
As queimaduras do sol
Cachorros também se queimam no sol muito forte. O risco maior é nas almofadas das patinhas, quando a areia está muito quente. Prefira levar seu cachorro na praia nos horários mais amenos, antes das 10 da manhã ou depois das 16 horas.
Seu cão pode pegar verminoses na praia
Nem todo mundo é educado e recolhe as fezes que o cachorro faz na areia da praia. Se as fezes estiverem infectadas, e seu cão tiver contato com elas, poderá se contaminar. E pior ainda, dependendo da verminose, pode transmitir para você.
Doenças que cães e gatos podem passar para os humanos
Previna a desidratação
Quando for levar seu cachorro na praia, leve junto uma garrafa de água para oferecer a ele. O sal do mar e o calor do sol favorecem a desidratação, que pode ser muito perigosa se não tratada.
Veja também: Peso ideal do cachorro conforme a raça: veja a lista