Hertz, cão da raça baco alemão de pelo curto, recebeu no Reino Unido a medalha Dickin, mais alta honraria militar concedida a animais por bravura. Equivalente à Cruz Vitória, a homenagem é por seu serviço na Royal Air Force durante a Guerra do Afeganistão, em 2013.
O cão nasceu na Croácia e chegou no Reino Unido com um ano. Lá, começou a ser treinado para perceber a presença de drogas e outros materiais. Ele foi o primeiro cachorro da nação a receber treinamento para identificar dispositivos eletrônicos pessoais (PEDs), que poderiam ser usados em combate.
Retired @RAF__Police Military Working Dog ‘Hertz’ received the prestigious @PDSA_HQ Dickin Medal – the Victoria Cross for animals – for his life-saving devotion to duty, protecting British and Allied troops while serving in Afghanistan, in 2013.
More: https://t.co/h8UjhIiufW pic.twitter.com/tuObZ6LqDf
— Royal Air Force (@RoyalAirForce) February 23, 2022
Hertz foi ao Afeganistão junto com o tutor, o subtenente Jon Tanner, e, quando o serviço deste acabou, o animal continuou atuando junto com o cabo Simon Dack.
No total ele serviu no Afeganistão por 13 meses e, ao longo da carreira, detectou mais de cem itens de contrabando, entre drogas e PEDs.
Atualmente aposentado, Hertz foi o 74º animal a receber a medalha, que já foi concedida a pombos, cavalos e até um gato.
Veja também: Cuidados com cachorro idoso: dicas essenciais