o que fazer quando cachorro late muito
Crédito: Freepik

Cachorro que late demais: o que pode ser + dicas para resolver

Se você tem um cachorro agitado em casa, veja o que pode ser e o que fazer para resolver esse problema

Publicidade

Cachorro que late demais pode ser extremamente desgastante, tanto para o dono quanto para o animal. Normalmente, o cão late para proteger a família, por medo, para chamar a atenção e outros motivos. Mas fica difícil conviver com um animal que simplesmente não para de latir. Saiba o que pode estar acontecendo com seu cão e veja dicas de como resolver esse problema.

Como lidar com um cachorro que late demais

cachorro latindo o que fazer
Crédito: Freepik

O excesso de latido estressa e cansa o cão, fazendo com que ele não consiga chegar a um ponto de relaxamento total, tão importante para seu desenvolvimento.

Além disso, pode causar conflitos com os vizinhos, trazendo inclusive multas em alguns condomínios, gerando assim transtornos financeiros. Então, como lidar com um cachorro latindo o dia todo? Aplique as dicas abaixo e tenha mais sossego.

Qual pode ser o motivo?

Existem diversas causas que podem levar seu cão a latir além do normal. É importante que você saiba o motivo para poder tratar adequadamente. Dessa forma, sua conduta passa a ser mais assertiva, orientando corretamente seu animal. Entre os principais motivos para os latidos incessantes, estão:

Publicidade
  • Estresse/ansiedade/solidão/frustração;
  • Medo;
  • Excesso de movimentação na vizinhança;
  • Constante estado de alerta;
  • Pedido de atenção.

Dicas para acabar com os latidos constantes

O comportamento do tutor com relação aos latidos do cão e a forma com que o animal é tratado em casa faz toda diferença. Então, veja o que você pode fazer para ajudar seu cão a se sentir mais equilibrado e não sentir necessidade de ficar latindo o tempo inteiro.

1. Não adianta brigar

Quando o seu cão estiver latindo sem parar, não adianta gritar com ele. O cão vai entender seus gritos como um estímulo para continuar latindo, pois é através do latidos altos que ele se comunica. Ser violento com o cão é ainda pior, nunca deve ser feito. Ele vai passar a latir por medo e desespero, ou para sair, caso você o tranque em algum lugar.

2. Elimine os estímulos externos

Se o seu cão não resiste a latir para pessoas, outros animais e carros passando na frente de casa, evite deixá-lo solto nessa área da casa o dia todo. Se o cão fica latindo da janela de casa para a rua, evite que ele tenha essa visão da rua pela janela.

3. Use a educação positiva

Nada de bater ou gritar com o cachorro. Também, não tente distrai-lo com carinho e petiscos no momento em que ele estiver latindo muito, ou ele vai entender isso como uma recompensa e vai latir ainda mais. A educação positiva tem trazido grandes resultados para os donos e adestradores, usando técnicas mais modernas. Veja no vídeo abaixo algumas dicas de como aplicar a educação positiva:

Publicidade

4. Leve seu cão para gastar energia

Os cães também sentem estresse, tédio e ansiedade. Esses problemas emocionais costumam estar relacionados à falta de atividade física, o que leva o cão a tentar se aliviar de alguma forma, seja roendo os móveis, urinando em locais inapropriados ou latindo.

A solução é levar seu cachorro para caminhar e correr todos os dias, de preferência de manhã. Se você tem um quintal, pode brincar com ele no quintal mesmo, fazendo diferentes tipos de exercícios, que devem ser escolhidos de acordo com a idade, o estado de saúde e o porte do animal. Assim, o cão gastará energia e ficará mais tranquilo durante o resto do dia, mais relaxado e latindo menos.

5. Dê distrações para o cachorro quando ele ficar sozinho

Publicidade

Se seu cachorro tem medo de se separar de você, há muitas chances de que ele fique latindo ou chorando de solidão quando estiver sozinho em casa. Para amenizar, é interessante deixar – inicialmente – uma TV ou rádio ligados, para que ele se acostume com sua ausência, sem se sentir sozinho.

Além disso, deixe brinquedos ao alcance dele para que ele possa se distrair ao longo do dia. Um brinquedo interessante para entreter os cachorros é aquele que esconde petiscos e ele tem que tentar tirar. Veja como fazer um desses em casa:

6. Adestramento profissional

Se essas mudanças na rotina não forem suficientes para resolver o problema, avalie a possibilidade de contratar um bom adestrador, fazendo com que seu cachorro compreenda melhor o que se espera dele.

Publicidade

Veja esse vídeo com um terapeuta especializado em cães, sobre como entender os motivos para o latido excessivo e pequenas atitudes que fazem diferença.

Lembre-se de conversar com os vizinhos e dizer que o cão está em fase de treinamento para, breve, latir menos. Essa atitude é importante para evitar conflitos com a vizinhança.

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM