cachorro desaparecido
Crédito: Pixabay

O que fazer no caso de ter um cachorro desaparecido?

Quando você dá por falta do seu cão, logo bate o desespero. Mas procure se acalmar e tomar essas atitudes.

Publicidade

Ter um ou mais cachorros em casa exige uma série de cuidados. Antes de adotar um amigo de quatro patas é muito importante preparar o ambiente para recebê-lo. Isso inclui fazer um bom cercado para evitar ter um cachorro desaparecido. Mas é claro que esse incidente pode acontecer mesmo com um muro alto em casa, então, saiba o que fazer caso o seu cão desapareça.

Como achar um cachorro desaparecido?

maneiras de encontrar cachorro desaparecido
Crédito: Pixabay

Pode acontecer em casa, na rua ou no pet shop. Mesmo com coleira, portão e afins, há sempre o risco de ter um cachorro desaparecido, seja porque ele fugiu, se perdeu ou foi furtado. No momento que você perceber o ocorrido, precisa se acalmar e saber o que deve ser feito para aumentar as chances de o seu cão ser trazido de volta para casa o quanto antes. Veja as dicas:

1. Informe a polícia

O contato com a polícia serve para que eles tomem nota do ocorrido. Assim, eles podem agir de duas maneiras. Uma delas é avisar as viaturas que percorrem a cidade para que os policiais possam reconhecer seu cão caso o vejam.

A segunda ação é saber do que se trata caso algum cidadão vá à delegacia com o cão ou informar que o viu, assim irão entrar em contato com você. O ideal é que você vá pessoalmente e leve uma foto do cão para que seja ainda mais fácil reconhecê-lo.

Publicidade

2. Entre em contato com abrigos de animais

Hoje em dia é muito comum que as páginas de abrigos de animais no Facebook divulguem fotos e informações de cachorro desaparecido. É uma boa maneira de muitas pessoas ficarem sabendo do ocorrido e aumentam as chances de você ter seu cão de volta.

Além disso, também é comum que quando um cão é encontrado, ele seja levado para um abrigo de animais, caso não tenha coleira de identificação. Assim, ao dar entrada no local, os proprietários já saberão para quem ligar para ir buscá-lo.

3. Espalhe cartazes pela cidade

Outra forma de agilizar o processo de busca pelo seu cachorro desaparecido é imprimir cartazes com uma foto dele, de preferência colorida, junto com o nome e contatos do tutor. Evite colocar endereço, apenas telefones e e-mail.

Pregue os cartazes em postes, caso seja permitido, também em murais públicos, pontos de ônibus, no comércio, clínicas veterinárias, pet shops e onde mais tiver grande circulação de pessoas.

Publicidade

Depois que seu cão for encontrado, lembre-se de voltar a esses lugares e remover os cartazes, tanto para evitar ficar recebendo ligações de estranhos quanto para fazer seu papel de cidadão e respeitar a ordem esses espaços públicos. Faça a sua parte.

4. Faça buscas pelas redondezas

Mesmo depois de tomar todas as atitudes anteriores, saia para procurar seu cão onde for possível. Se acha que ele fugiu sozinho, vá primeiro aos locais que ele conhece, pois é provável que, se estiver perdido, o instinto o leve para rotas conhecidas pela memória visual e olfativa dele.

Se possível, vá a perímetros mais distantes, pois um cão consegue andar muito quilômetros por dia. E por onde passar, pergunte às pessoas das casas e comércio se viram algum cão com as características dele.

Publicidade

Como evitar que cães fujam e se percam?

prevenir cachorro desaparecido
Crédito: Pxhere

A primeira e mais importante dica para evitar ter um cachorro desaparecido é permitir que as pessoas saibam para onde ligar caso o encontrem. Ou seja, coloque uma plaquinha de identificação no cão com o nome e contatos do tutor.

Essa plaquinha não deve ser retirada nunca, só em caso de necessidade para banho, tosa ou algum tratamento de saúde. Por isso ela deve ser presa a uma coleira fina e confortável.

A segunda dica é ter uma casa com cercado seguro, que o cão não consiga fugir facilmente, nem que pessoas mal intencionadas consigam entrar para furtá-lo. Infelizmente casos desse tipo são muito comuns em ruas residenciais pouco movimentadas e onde há um cão de raça, filhote e dócil.

Publicidade

Em terceiro lugar, que na verdade deveria vir em primeiro, mas poucas pessoas recorrem a esse método, é colocar um chip de identificação no seu cão. É um procedimento simples, barato e o mais seguro de todos para que o seu cachorro desaparecido seja identificado.

Afinal, uma plaquinha de identificação pode ser facilmente removida. E caso você se mude ou troque de telefone, leve o cão ao veterinário para atualizar os dados.

Outra dica é que, sempre que for sair com o cão, tenha uma coleira e uma guia em bom estado de conservação e bem seguras. Por mais que seu cachorro seja adestrado ou se comporte bem na rua, não dá para garantir que ele não vá se soltar caso se assuste ou alguma situação adversa pegue-o de surpresa.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM