Cuidar de um animal de estimação exige tempo e dinheiro, coisa e nem todo mundo tem. Por isso, uma cachorra com bilhete comovente preso à coleira foi deixada para trás.
Quem a encontrou foi a equipe de resgate do McKamey Animal Center, localizado em Chattanooga, Tennessee, Estados Unidos.
A cachorra com bilhete comovente na coleira parecia estar bem, mas só porque foi encontrada a tempo. O nome dela é Lilo, e o bilhete que estava com ela explicou a situação.
Veja também: Cão abraça perna da tutora ao saber que será adotado
“Meu nome é Lilo. Por favor me ame. Minha mãe não pode ficar comigo e é sem-teto com dois filhos. Ela tentou o seu melhor, mas não consegue ajuda. Eu custo muito para ela. Ela realmente me ama e eu sou um ótimo cachorro e adoro ser amado. Por favor, não abuse de mim.”
Em situações normais, as pessoas com condições não podem simplesmente abandonar um animal de estimação porque é crime contra os animais.
No entanto, o pessoal do centro de resgate compreendeu que ali estava uma exceção: se uma pessoa que vive em situação de rua com dois filhos estava se esforçando para tratar da cachorrinha, ela não deveria ser considerada uma criminosa por abrir mão do animal e entregá-lo a quem possa cuidar melhor.
Então, o pessoal do abrigo fez uma publicação no Facebook explicando a situação e dando um bom exemplo de não julgar as pessoas por determinadas atitudes.
“Lamentamos muito que você tenha tomado a decisão de deixá-la para trás”, escreveram. “Sabemos que muitas pessoas estão lutando para cuidar de seus animais de estimação agora. Sabemos como deve ser difícil desistir de um animal que você amou tão claramente porque não pode fornecer os cuidados de que ele precisa. Nós entendemos.”
A publicação foi uma carta aberta, que talvez a mulher que abandonou a cachorra com bilhete comovente pudesse ler e saber que vai ficar tudo bem com Lilo.
“Queremos que você saiba que ela está segura e cuidaremos dela da melhor maneira possível. Ela será amada por nossa equipe e voluntários, manteremos seu nome e prometemos que faremos o possível para encontrar um novo lar maravilhoso para ela”.
Apesar da situação, o abrigo gostaria que a mulher voltasse atrás em sua decisão, mas com a consciência de que é quase impossível de acontecer, já que ela precisa primeiro pensar em si e nos filhos.
“Por favor, saiba que entendemos, não vamos julgar e estamos aqui para ajudar da maneira que pudermos”, concluiu o post.
Só que no dia seguinte, todos ficaram surpresos quando a mulher apareceu e demonstrou que realmente ama a cachorra e queria ficar com ela. Mas, precisava de ajuda.
Então, eles fizeram uma atualização na postagem para dizer que estavam fazendo o possível para que a mulher tivesse condições de viver melhor, sem precisar entregar sua cachorra para adoção.
“Embora ainda não possamos compartilhar muitos detalhes com vocês, estamos trabalhando ativamente com a família para proporcionar a eles um porto seguro, abrigo e recursos para ficarem juntos”, escreveram eles.
“Somos gratos a todos que defenderam a família e compartilharam nosso post. Estamos surpresos com a manifestação de apoio. É realmente necessária uma comunidade, e todos vocês certamente nos mostraram o quão poderoso é o nosso – muito obrigado.”