Quando o cabelo é oleoso na raiz e seco nas pontas, ele é um cabelo misto. Na hora de cuidar, surge a dúvida de qual é o melhor tipo de shampoo e condicionador para usar. Além disso, quais cuidados devem ser tomados para evitar que a raiz oleosa e as pontas secas fiquem tão evidentes e em desarmonia. Se você tem o cabelo assim, veja o que pode fazer na sua rotina de cuidados com o cabelo.
Faça um rodízio de shampoo
O rodízio de shampoo nada mais é do que ter dois ou três tipos de shampoo e condicionador diferentes, para cada necessidade do seu cabelo, e usá-los de forma intercalada em cada lavagem.
No caso do cabelo misto é bom ter uma dupla de shampoo e condicionador para cabelos oleosos, outra para cabelos mistos e outra hidratante. Assim, todas as necessidades do seu cabelos serão atendidas para que ele fique com a saúde mais equilibrada e a aparência mais bonita.
Use óleo vegetal no cabelo
Mesmo que a raiz do seu cabelo seja oleosa, o uso de óleo vegetal vai ajudar a controlar essa oleosidade. Pode parecer estranho, mas é isso que acontece, pois quando você passa óleo vegetal no couro cabeludo, ele absorve e deixa de produzir tanto óleo.
O tipo de tratamento para fazer nesse caso é a umectação. Você pode escolher óleo de coco, de argan, de jojoba e até azeite mesmo. Aplique e massageie o óleo no couro cabeludo, depois coloque uma touca e deixe agindo por algumas horas. Remova bem depois, lavando com água morna, shampoo e condicionador.
Faça hidratação toda semana
Para que o comprimento e as pontas do cabelo não fiquem ressecados, a solução é oferecer bastante hidratação aos fios. Uma vez por semana, aplique uma boa máscara de hidratação, bem cremosa e consistente, em todo o comprimento do seu cabelo, mas não aplique perto da raiz.
Outra dica para complementar a hidratação é usar uma máscara hidratante no lugar do condicionador quando for lavar o cabelo. A máscara atua da mesma forma que o condicionador, fechando as cutículas e protegendo os fios do ressecamento.
Evite secador e chapinha
Mesmo se você aplicar um protetor térmico no cabelo antes de expor os fios ao calor do secador e da chapinha, acaba deixando-os mais secos do mesmo jeito. Então, sempre que possível, deixe o cabelo secar naturalmente.
Use creme para pentear
Depois de lavar o cabelo, finalize com uma camada de creme para pentear na parte do comprimento e nas pontas (na raiz, não). O creme cria uma camada protetora extra contra o ressecamento, além de ajudar a modelar os fios, deixando-os mais alinhados e sem frizz.
Veja também: Como fazer reparador de pontas caseiro