A tendência de levar uma vida mais natural tem ganhado força a cada dia que passa. É um tal de cabelo sem química pra cá, óleo de coco pra lá, comida sem glúten e lactose… Novos hábitos vão surgindo à medida que uma variedade de novas mercadorias enche as prateleiras do supermercado. Seria uma maravilha consumir produtos saudáveis, que fizessem bem ao nosso corpo e não agredissem tanto o meio ambiente SE eles não custassem os olhos da cara.
O mercado de beleza também caiu nas graças de quem busca uma filosofia de vida mais orgânica. Cosméticos para o cabelo livres de silicones, parabenos e petrolatos podem mudar a qualidade dos seus fios, cuidar da saúde do couro cabeludo e proporcionar os mesmos efeitos que os shampoos e condicionadores convencionais.
Quer lavar os cabelos com produtos feitos pelas suas próprias mãos? Então, se liga nas dicas!
Shampoo orgânico caseiro
Ingredientes:
- 1 xícara de goma de babosa;
- 1 barra de sabão de coco;
- 1 xícara de mel;
- 3 colheres de sopa de óleo de rícino;
- 1,5l de água filtrada
Preparo:
No fogão, dissolva o sabão de coco em água. Quando estiver todo derretido, acrescente o mel e deixe esfriar. Misture a goma da babosa e o óleo de rícino.
É isso! Seu shampoo natural está pronto e pode ser usado duas vezes por semana.
Vantagens:
O mel tem efeitos nutritivo e hidratante, dando brilho, maciez e aumentando a elasticidade do cabelo; o coco é um ótimo antisséptico natural – combate fungos e limpa o couro cabeludo em profundidade; a babosa tem muitas vitaminas essenciais para a saúde dos cabelos e da pele, como o betacaroteno (pró-vitamina A), vitaminas B6 (piridoxina), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3, E (alfa tocoferol), C (ácido ascórbico), ácido fólico e colina.
Condicionador natural caseiro
Ingredientes:
- Vinagre de maçã diluído em água filtrada na seguinte proporção: 1 para 4
Modo de usar:
Após higienizar com o shampoo, aplique a solução de vinagre diretamente no cabelo, da raiz às pontas. Caso tenha fios muito ressecados, use óleo de amêndoas, óleo de coco ou azeite de oliva; espere alguns minutos e enxágue bem.
Vantagens:
O vinagre sela as cutículas dos cabelos, dando um aspecto mais alinhado e brilhante – justamente o que o condicionador industrializado faz.
Shampoo seco natural
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de amido de milho;
- 2 gotas de óleo essencial de sua preferência;
- Canela ou cacau em pó para cabelos escuros;
Modo de usar:
Misture todos os ingredientes e armazene em um recipiente com tampa. Aplique diretamente no , couro cabeludo, com a ajuda de um pincel de maquiagem ou de um saleiro. Espalhe bem até perceber que não ficou nenhum resíduo dos pozinhos.
Vantagens:
Para aqueles dias em que não dá tempo de lavar a cabeça e o cabelo já está vencido, é uma boa ajuda! O shampoo seco absorve a oleosidade e deixa um ar de mais limpo, sabe?
Você já sabe que as receitas caseiras são o nosso forte. Por isso, aproveite essas dicas naturais de beleza para poupar dinheiro, cuidar da saúde e dar uma forcinha à natureza. Ela agradece!
Veja também: Shampoo em barra: benefícios e como fazer em casa
E mais: Como usar babosa no cabelo para hidratar e fazer crescer