Cada fio de cabelo passa por um ciclo de vida com três fases: anágena (crescimento ativo), catágena (repouso) e telógena (queda). Essas fases se repetem durante toda a vida, e quando a pessoa está bem velha, é claro que esses ciclos também vão ficando menos vigorosos.
O que acontece, por exemplo, é a redução da fase anágena, fazendo com que os fios fiquem mais finos, fracos e grisalhos, já que têm menos tempo para absorverem nutrientes e ficarem fortes enquanto crescem.
No entanto, os ciclos do cabelo jovem também podem sofrer alterações e envelhecer mais rápido por fatores relacionados com os cuidados que a pessoa tem com a saúde dos cabelos e sua saúde de modo geral.
Cuidados para prevenir ao máximo o envelhecimento do cabelo
Como viu, a força capilar não depende unicamente da idade da pessoa, mas também dos cuidados que ela tem ao longo da vida. Em todo caso, o cabelo envelhece, sim.
Então, veja quais são os cuidados que deve tomar para que seus cabelos comecem a envelhecer o mais tarde possível, quando você já estiver bem velhinho também.
Os radicais livres são os vilões
Os maus hábitos de vida são aqueles que estimulam a produção de radicais livres em excesso no corpo. Esses radicais livres se grudam nas células saudáveis, deixando-as doentes e destruídas, ou seja, envelhecendo todo o corpo mais rapidamente.
No caso do cabelo, a cada novo ciclo ele vai crescer menos, ficar mais fraco e grisalho. Então, veja o que fazer para diminuir a produção de radicais livres e retardar esse processo:
- Não fumar;
- Não ingerir bebidas alcoólicas;
- Ter uma alimentação saudável e equilibrada;
- Praticar atividades físicas;
- Evitar o estresse;
- Dormir bem;
- Beber muita água;
- Fazer hidratação no cabelo uma vez por semana;
- Evitar o uso de química no cabelo;
- Evitar o uso de secador, chapinha e babyliss no cabelo;
- Evitar prender o cabelo muito apertado e esticado;
- Usar chapéu ou boné quando for ficar no sol.
Envelhecimento não causa queda de cabelo
O envelhecimento do cabelo e do corpo todo não faz com que o cabelo caia. As pessoas que sofrem com alopecia, que é a queda de cabelo, possuem uma predisposição genética para isso, que pode começar em qualquer idade.
Além da predisposição genética, existem outros fatores que podem levar à queda, como excesso de penteados muito apertados que deixam o cabelo tracionado (muito esticado), uso de certos medicamentos que alteram hormônios, excesso de química no cabelo e problemas na absorção de nutrientes.
Pessoas que não possuem essa predisposição ou que não vivenciam situações que levam à queda, vão continuar cabeludas, mesmo se estiverem velhas e se o cabelo estiver mais fraco e ralo.