Você já deve ter ouvido falar em tromba d’água, e não é a mesma coisa que cabeça d’água. Ambos são fenômenos meteorológicos, mas acontecem de formas bem diferentes. Foi uma cabeça d’água que causou uma enxurrada e deixou quatro mortos no Rio do Braço em Lavrinhas, no interior de São Paulo, no final de 2021.
O que é cabeça d’água?
É um fenômeno comum nos meses mais quentes e onde tem muitas chuvas de verão. No caso do Rio do Braço em Lavrinhas, com o grande volume e a velocidade de água da chuva caindo na cabeceira do rio, ele subiu de nível, formou uma grande onda e intensificou sua correnteza. Isso é a cabeça d’água.
Diferença entre cabeça e tromba d’água
Muitas pessoas pensam que a tromba d’água tem relação com a chuva, mas não. Ela é um tornado sobre uma superfície de água.
O vórtice de ar girando suga a água, dando a ela uma forma que se assemelha a uma tromba. Geralmente, acontece no mar ou, raramente, em rios muito largos. E diferente da cabeça d’água, a tromba tem pouca capacidade de causar estragos.
Cuidados a ter em enxurradas
A enxurrada é uma chuva forte e volumosa que pode durar horas e causar grandes estragos. É durante enxurradas que os rios sobem e viram enchentes, e também quando uma cabeça d’água pode se formar.
Por isso, quando estiver em épocas de chuvas fortes, prefira se manter em um local protegido, longe dos rios e cachoeiras, quando a previsão do dia for para chuva. No caso do Rio do Braço em Lavrinhas, uma forte chuva concentrada atingiu a cabeceira do rio e a água arrastou pessoas que estavam no local.
Havia pessoas lá porque é uma área turística, entre as cachoeiras do Poço Azul e cachoeira da Pedreira, e foram pegas de surpresa pela enxurrada. De acordo com os bombeiros, três mulheres foram encontradas mortas e outras 16 foram resgatadas.
Veja também: Fenômeno “Porta do inferno” é descoberto na China