O buxo, ou buxinho, é aquele arbusto geralmente podado em formato de esfera, muito usado no paisagismo. Ele complementa a decoração externa junto com árvores maiores, outros arbustos e diversos tipos de plantas, pois combina com tudo. O nome botânico dessa planta é Buxus sempervirens, e agora você vai saber um pouco mais sobre o cultivo dela.
Luz ideal
Os buxinhos podem ser mantido na meia sombra ou no sol pleno. Eles não gostam de ficar somente na sombra, e isso se reflete nos ramos mortos com áreas amareladas quando é colocado longe do contato direto com o sol.
Regas
O buxinho é uma planta rústica, não exige um grande cuidado com as regas. Elas devem ser feitas de acordo com o sol que a planta recebe. Quanto mais sol, mais água. Porém, sem excessos.
Clima
Por ser uma planta nativa da Europa, o buxo está acostumado com baixas temperaturas, então pode cultivá-lo na área externa mesmo nas regiões mais frias, com geada. Ele prefere ambientes de exterior e frescos, mas sempre pegando sol.
Adubação
Na primavera e no verão é interessante dar um pouco de adubo à planta, seja orgânico, mineral ou químico. Na dúvida, as melhores opções são esterco curtido e húmus de minhoca, que não vão prejudicar a planta se oferecidos mais do que o necessário.
Substrato para plantio
O buxinho se adapta bem a praticamente todo tipo de solo. Mas, se possível, na área externa ele vai melhor com calcário. Em vasos, pode ser um substrato universal com perlita.
Reprodução
A forma mais rápida e eficaz de obter novas plantas de buxo é fazendo o plantio por estacas. Colha ramos bem desenvolvidos e plante-os em um local com boa terra, adubada e leve para facilitar o enraizamento.
O buxo e suas podas criativas
Por mais que seja fofinho deixar o buxo em formato de esfera, e que muitas vezes é o que mais vai combinar com o paisagismo, essa é uma planta muito versátil no sentido das podas. É usada como cerca viva, para fazer labirintos, pode ficar cônico, helicoidal, espiral e muito mais.
um jardim cheio de formas e cores
Conjunto de buxinhos em esfera para área de descanso
Buxo em vasos bem grandes
No caminho de entrada da casa também fica um charme
Um buxo de cada lado da porta já faz toda a diferença
Jardim de inverno acolhedor com mix de plantas, não poderia faltar o buxinho
Buxos com pequenas flores brancas ao redor
No hall de entrada iluminado
Sala bem aberta, decoração portuguesa e os buxinhos para trazer um toque de cor
Se pegar sol nas plantas, pode usar até no home office
Ao lado da janela, trazendo o verde para a sala
Tudo neutro, e o buxinho trazendo vida e cor
Crédito das imagens: Casa e Construção
Veja também: rabo-de-gato — uma planta de forração para o jardim