A buganvília é uma planta muito admirada por sua beleza. A parte mais interessante da planta são as flores, que na verdade não são flores, embora pareçam. Essas partes coloridas, que têm uma aparência aveludada, são as folhas que protegem as pequeninas flores amarelas ou brancas no seu interior. Saiba mais sobre essa linda planta para cultivá-la com sucesso na sua casa.
Características gerais da buganvília
O nome científico dessa planta é Bougainvillea, mas para facilitar a escrita e a pronúncia, seu nome popular é buganvília mesmo. Outros nomes também populares são primavera e três marias. Ela é uma planta brasileira e pode ser encontrada nas cores roxo, pink, rosa, branco ou alaranjado. Embora pareça uma trepadeira, ela é um arbusto escandente, que lança ramos bem longos e vai se apoiando em árvores, paredes, pérgolas, muros e onde mais puder para continuar a crescer e florescer.
Clima e luminosidade
Essa é uma planta de sol pleno, exceto enquanto ainda é um bebê, pois nessa fase precisa apenas de boa luminosidade. Ela prefere climas mais quentes e pode morrer se for exposta à geada.
Regas
As mudas precisam ser regadas diariamente por uns 45 dias, mais ou menos. Depois que já estiverem mais fortes, com novas folhas, pode fazer as regas mais ou menos 2 vezes por semana, conforme verificar que o solo está secando.
Onde plantar a buganvília?
Você pode ter essa planta em um vaso bem grande, e mesmo assim ela vai crescer bastante. Precisa deixá-la perto de uma parede, muro, pergolado ou outro lugar em que ela possa se apoiar para subir, e que seja bem espaçoso, pois ela vai ficar enorme.
Se ela estiver perto da divisa de terreno com o vizinho, as podas devem ser feitas para evitar que ela invada o outro terreno.
Se escolher plantar direto no solo, precisa fazer um buraco em fundo e largo, pois aí ela vai crescer mais ainda e precisar estar com as raízes bem firmes no solo.
Como fazer mudas por estaquia
Se você tiver uma grande buganvília em casa e quiser usar os restos das podas para fazer novas mudas, precisa escolher as partes certas. Não adianta pegar um galho novo, mais fino e amolecido, pois raramente vai vingar.
Para fazer muda você precisar cortar uma parte mais lenhosa, que esteja com o galho mais grosso e firme, e que tenha cerca de 30 centímetros. Esse é o tipo de muda feita por estaquia.
Quando tiver essa parte em mãos, precisa remover quase todas as folhas, deixando apenas algumas na parte superior desse galho mais firme. De qualquer forma, as folhas iriam amarelar e cair. Então, ao removê-las, você adianta esse processo e concentra a força do galho na formação da nova muda. Porém, deixar umas 3 ou 4 folhas na parte de cima do galho favorece a fotossíntese e o enraizamento.
Depois de preparar a estaquia, a terra para plantio também faz diferença para garantir um bom enraizamento. Misture metade de terra vegetal com metade de areia de construção (jamais use areia de praia porque o sal mata as plantas).
Com a estaquia e a terra já prontas, é só enterrar cerca de 1/3 da estaquia na terra preparada, fazer uma rega e deixar o vaso na sombra, onde tenha uma boa claridade, mas pegar sol direto.
Mantenha o solo úmido e observe a planta até começarem a surgir novas folhas. A partir daí, pode ir colocando ela no sol aos poucos, começando pelo sol mais fraco da manhã, até que ela se acostume com sol pleno.
Veja também: dicas de cultivo da planta caliandra
E mais: Muro chapiscado: vantagens e como fazer na sua casa