A bucha vegetal é uma planta trepadeira chamada Luffa cylindrica. Seus frutos se parecem com pepinos, e é do interior deles, depois que secam, que se extrai essa bucha.
A vantagem de usar a bucha vegetal nas tarefas domésticas é que ela é mais barata e oferece menos risco de contaminação por bactérias do que as versões comuns.
Além do mais, é um material biodegradável para quem faz questão de levar uma vida mais ecológica.
Você pode usar uma bucha no banho, que limpa bem a pele e é suave, outra para lavar a louça e também para um truque que você vai aprender agora, na máquina de lavar.
Por que usar bucha vegetal na máquina de lavar?
Nessa dica, você vai encaixar a bucha vegetal, que é cilíndrica, no filtro da sua máquina de lavar. A função da bucha é absorver as bolinhas e pelos que estão nas roupas, limpando melhor as peças. Depois de algumas lavagens é só trocar a bucha por uma nova. Simples, prático, barato e eficiente.
Serve em todas as máquinas?
Essa dica serve apenas para as máquinas de abertura superior, pois as de abertura frontal não têm o filtro no centro do tambor.
Nas máquinas com esse filtro, nem sempre tem o chamado filtro pega-fiapo, mas mesmo assim a bucha pode ser cortada e encaixada no cilindro que tem na parte central do tambor, basta retirar a tampinha e colocar a bucha lá dentro. Não vai estragar a máquina.
Cuidado com o mofo e o excesso de pelos
Uma dica importante é que, sempre quando terminar de lavar a roupa, você deve tirar a bucha de dentro do filtro e colocá-la para secar, ou vai mofar. Além disso, verifique a quantidade de pelos que ficaram grudados nela e troque de bucha quando achar que está muito cheia de pelos, antes que o efeito seja o contrário.