Menu

Criança pode ter “cecê” na axila? Conheça a condição chamada bromidrose

Veja os cuidados a ter na rotina da criança para prevenir o cheirinho desagradável

Crédito: Freepik

Publicidade

Ninguém gosta do desagradável odor produzido pelas axilas, e é por isso que os desodorantes fazem parte da rotina de higiene. Porém, é só na fase da puberdade que esse incômodo começa a ser percebido. Ao menos, quase sempre. Muitos pais percebem que seus filhos pequenos também liberam o famoso “cecê”, mesmo antes da puberdade. Será que é normal?

Causa do “cecê” na infância

Especialistas explicam que o “cecê” nas crianças pequenas tem nome: chama-se bromidrose, e pode ocorrer por fatores simples do dia a dia, da mesma forma que ocorre o mau cheiro nas axilas dos adultos.

Esse mau cheiro não é produzido pelo suor, mas sim, pelas bactérias que se desenvolvem nas regiões quentes e úmidas do corpo, como são as axilas suadas. Então, é normal que algumas crianças, principalmente as mais ativas e que suam bastante quando brincam, tenham esse cheirinho ruim.

Como tratar bromidrose nas crianças

Embora seja normal que algumas crianças tenham um cheiro mais forte em suas axilas quando estão suadas, é possível tomar alguns cuidados para evitar ou reduzir o odor, como por exemplo:

Publicidade
  • Caprichar na higienização das axilas durante o banho;
  • Lavar as camisetas depois do uso;
  • Reduzir alimentos que deixam o odor do suor mais forte, como alho, cebola e curry;
  • Usar desodorante próprio para pele infantil, recomendado pelo pediatra;
  • Ir ao médico para verificar se o problema pode estar relacionado à puberdade precoce ou outras condições de saúde que modificam os odores corporais.
Sair da versão mobile