Menu

Bromélia-guzmania: uma planta exuberante para embelezar a casa

Impossível não se encantar pela beleza dessa planta tropical. Veja como cuidar dela

Crédito: Freepik

Publicidade

O nome botânico da bromélia-guzmania é simplesmente Guzmania sp. Essa planta é muito ornamental, linda para decorar a casa ou o jardim. Na natureza, é uma planta epífita, ou seja, cresce grudada nos troncos das árvores e nas pedras, ficando bem apoiada para crescer com segurança e emanar toda a sua beleza.

A flor que não é flor

Quando você olha para essa planta, parece que ela tem uma linda flor colorida no topo das suas folhas variegadas e longas. Mas, na verdade, são brácteas, ou seja, folhas com uma cor diferente que a natureza adaptou para atrair os polinizadores.

A formação dessas folhas permite que se acumule água na chuva na sua base, ao redor do caule. É assim que a planta vai absorvendo seus nutrientes, já que ela não costuma ficar no solo em seu habitat natural.

Regas

Crédito: Garden Cidade das Flores

As bromélias de modo geral são plantas que gostam de muita umidade. Então, é preciso fazer as regas da bromélia-guzmania duas vezes por semana, sempre molhando a planta toda para que a água fique depositada nas folhas.

Publicidade

Para uma rega segura, prefira usar água filtrada ou da chuva, que são livres de cloro. Quando a planta está intoxicada com cloro ela apresenta pontinhos marrons nas folhas. Se não tiver água da chuva ou filtrada, encha uma garrafinha com água da torneira e deixe aberta por 24 horas até o cloro evaporar.

Iluminação

A meia sombra é a luz ideal para essa planta, imitando seu habitat natural, onde ela fica protegida pelas árvores e recebe apenas uma luz filtrada. Ela pode e deve pegar um pouco de sol, mas somente nos horários mais brandos, antes das 10h da manhã ou depois das 16h.

Evitando pragas

Crédito: Freepik

Geralmente recomenda-se o uso de óleo de neem para proteger as plantas de vários tipos de pragas. Esse é um repelente natural, mas que para a bromélia-guzmania não é boa opção.

Proteja sua planta dos invasores tomando cuidado com a luminosidade, a umidade e a ventilação, evitando todos os excessos. Escolha também um substrato para plantio que seja próprio para bromélias.

Publicidade

Se mesmo assim surgirem pragas visíveis, como pulgões ou cochonilhas, elas devem ser removidas uma a uma com um pincel umedecido com álcool, evitando que se proliferem. Mantenha a planta longe das outras nesse período de cura.

Troca de vaso

Quando surgirem novos brotinhos, vai parecer necessário trocar a planta de vaso e dar um novo vaso para cada broto crescer com mais espaço. Porém, espere até que eles estejam adolescentes, quase do tamanho da planta-mãe, para que o transplante seja mais seguro, sem afetar o desenvolvimento dos brotos.

Veja também: Como cultivar pedilanthus

Sair da versão mobile