Se lembra que delícia era ser criança nos anos 80 e 90? Mate um pouco da saudade revendo alguns dos brinquedos que marcaram uma geração que não tinha facebook, pokemon go ou instagram.
Onde se fazia amizade com as crianças do bairro vizinho, curtindo na rua até a hora do jantar, onde se caçava monstros com os amigos a noite, pelas ruas, sem medo de assaltante – as casas abandonadas que o digam! – e onde as imagens ficaram registradas no coração.
Brinquedos dos anos 80 e 90
Estávamos nos habituando à televisão. Você também assistia Jaspion, Moranguinho, Thundercats, He-man e She-ra, Cavalheiros do Zodíaco e Família Dinossauro? Como as crianças de hoje, éramos bombardeados por propagandas de brinquedos de todos os tipos.
Se você nunca brincou com esses, tenho certeza de que já teve vontade um dia. Vamos juntos nessa viagem nostálgica!
Aquaplay
Um jogo de futebol na água, onde o gol fica acima da sua cabeça. Já tentou jogar esse? É bem difícil! A ideia é apertar os botões, de forma que os jatos de água – com a força, inclinação e velocidade corretos – levem a bolinha até o gol.
Era terminantemente proibido derrubar no chão.
Bichinho Virtual – Tamagotchi
Salvação de muitos pais que não queriam ter pets em casa, o tamagotchi era um bichinho virtual, que tinha que ser alimentado, dormir e brincar, como o pou de hoje, mas bem rudimentar. Muitas crianças foram iludidas com a promessa de que se o bichinho virtual sobrevivesse, eles teriam um pet real… não sobreviviam. Como toda novidade, acabava sendo abandonado depois de algum tempo.
Blocos de madeira para construir cidades
Quem nunca tentou criar novos tipos de telhados com todos os triângulos vermelhos? Você também se frustrava quando sua construção, depois de muita dedicação e cálculos elaborados, desabava?
Brinquedo obrigatório em toda escola, os blocos de construção eram garantia de entretenimento e, ocasionalmente, brigas por peças. Você ainda se lembra do cheiro de madeira ao abrir a caixa?
Bonecas da Xuxa
Adorada por muitos, detestada na mesma intensidade, a boneca da Xuxa ainda causa muita polêmica em torno do que era mito ou verdade. Mas vale lembrar que ela foi lançada ao mesmo tempo em que o filme do Chuck – o tal boneco assassino. Será que não influenciou o imaginário popular?
Você tinha medo dela? Ouvia os discos da Xuxa? Se acha que não tem nenhum brinquedo mais controverso do que essa boneca, então veja o próximo.
Boneco do Fofão
Não podemos dizer se foi mal gosto ou alguma piada sem graça, mas reparou que a roupa do fofão é igual à de um certo boneco assassino?
O próprio fofão, com aquelas bochechas estranhas e jeitão destoante, já era uma figura polêmica, o que dizer do boneco que levou tanta fama quanto a da Xuxa?
Mas independente de lendas urbanas – ou por causa delas – foi um sucesso de vendas nos anos 80, entrando assim para nossa lista.
Cachorrinho que pula
Sonho de consumo de muitos, esse cachorrinho andava, latia e dava cambalhotas pra trás! Algo super inovador para a década de 80 e até 90. Você acha que ele ainda faria sucesso hoje?
Cubo Mágico
Sucesso ainda hoje, o cubo mágico explodiu a mente de muitas crianças e até adultos no seu boom, nos anos 80. Você consegue montar?
Historinhas em vinil
As historinhas contadas, seja em vinil ou fita cassete, foram uma febre nos anos 80, diminuindo o impacto na década de 90. Se lembra das coleções de livros e fitas cassete com clássicos da Disney?
Estrelinha mágica da Mônica
Você teve essa estrelinha que cantava e acendia quando a gente colocava na palma da mão? Essa é a estrela do desenho da Turma da Mônica, outra febre dos anos 80 e 90.
Quando a dancin’flor foi lançada, foi uma bomba! Uma flor new wave que toca instrumentos musicais e dança, quando tem algum som no ambiente. Alta tecnologia para a época.
Fluffy
Pois é… isso era bem requisitado nos anos 80 e 90. Era basicamente um monte de elásticos amarrados com um rosto e mãos colados. Tinha um cheirinho muito bom e era ótimo para machucar os dedos. Você também já tentou esticar os elásticos e soltou na outra mão?
Game Boy
Quero ver quem teve esse joguinho reclamar de pokemon go! O original era bem caro, mas tinha as versões paraguaias, onde se tinha que atravessar uma pista com muitos carros em movimento, e pegar pessoas do outro lado. Era viciante! E se você parasse, passava para a fase um novamente. Então, parar estava fora de cogitação.
Meu primeiro gradiente
Queridinho da garotada, foi o primeiro toca fitas/gravador da época. Você poderia ouvir fitas cassete ou colocar uma fita virgem e gravar por cima. O botão vermelho era o de gravação, o verde para parar, os dois brancos para avançar e retroceder a fita (viva o mp3!) e o azul para reproduzir.
Bolas de gude
Torneios de bola de gude eram garantia no início e final das aulas. Tinha de vários tamanhos e cores, sendo as mais coloridas e trabalhadas, mais valorizadas – e temidas!
Ioio da Coca Cola
Como grande trade mundial, a Coca Cola conseguiu difundir no Brasil, nas décadas de 80 e 90, a febre das manobras com ioio.
Menina flor
Um vaso fofinho, um fantoche ou uma boneca? Os três! A menina flor podia tomar essas três formas a depender de como a dobrasse. Interessante, não é? Quem se assemelha muito hoje é a boneca cupcake, mas passa longe de ser tão linda.
Microfone da Xuxa
Quem acompanhava o Show da Xuxa, certamente já imitou esse microfone ou teve um desses.
Mola de metal
Mais resistente do que as de hoje, as molinhas de metal duravam mais e eram ótimas para descer as escadas. Nos anos 90, surgiram as de plástico colorido, menos duráveis porém mais acessíveis.
Pega varetas
Muita diversão e algumas brigas resumem esse brinquedo. Momentos de tensão, quando não concordavam se havia mexido ou não, momentos de comemoração, quando aquela vareta que parecia impossível, foi retirada… simples e fantástico.
Pogobol
Está vendo a marca do pé no disco? Você usava? A gente se divertia muito, pulando por horas, se possível e olha que era difícil de se equilibrar!
Vai-vem
O vai-vem era aposta certa nos finais de semana, ótimo para gastar a energia e ficar com os braços doloridos.
Você se lembra desses brinquedos que marcaram os anos 80 e 90? Veja então uma emocionante partida de aquaplay!
Lembra de mais algum brinquedo? Deixe nos comentários!