Brincadeiras para fazer com as crianças
Crédito: Freepik

8 Brincadeiras para fazer com as crianças

Não deixe que seus filhos cresçam sem conhecer as brincadeiras simples da sua infância

Publicidade

Do que você brincava quando era criança? Certamente, não era com joguinhos de celular. As brincadeiras de antigamente envolviam contato físico, desafios mentais, construção dos próprios brinquedos e muita imaginação. Eram brincadeiras que criavam vínculo entre as pessoas, ensinavam sobre limites e divertiam por horas sem precisar gastar horrores com brinquedos caros. Relembre algumas brincadeiras de antigamente que seus filhos vão adorar conhecer e brincar junto com você.

1. Banho de mangueira e bexigas com água

Quando o verão chegar, prepare o quintal para as brincadeiras refrescantes. Banhos de mangueira, mesmo sem piscina, são muito divertidos e nem precisa criar regras para brincar. Outra dica legal é encher bexigas com água e chamar as crianças para brincar de batata-quente ou de queimada, mas com as bexigas no lugar da bola.

2. Brinquedos artesanais

Hoje em dia há muitos canais no YouTube que ensinam a como fazer brinquedos em casa. Essa é uma grande vantagem com relação a antigamente, quando as crianças deixavam de trabalhar a criatividade porque não sabiam quais materiais usar e qual o passo a passo para fazerem brinquedos. Escolha alguns canais interessantes para criar brinquedos junto com seu filho. Os pequenos simplesmente amam brincar de inventar coisas! Veja um exemplo no vídeo abaixo:

YouTube video player

3. Caça ao tesouro

Escolha um objeto para ser o grande tesouro e esconda-o muito bem. De preferência, que seja algo legal que a criança possa aproveitar depois, como um saquinho de moedas ou guloseimas. Então, escolha outros objetos para serem as pistas que levam ao tesouro. Esconda-os pelo caminho onde está o tesouro e depois faça um mapa desenhando ou colando uma imagem dos objetos que a criança deve procurar até encontrar o grande tesouro.

Publicidade

4. Bolhas de sabão

Uma brincadeira tão simples que pode render muito tempo de diversão em família. Se tiver uma criança sozinha em casa, brinque junto com ela para fortalecer o vínculo entre vocês. Para fazer bolhas de sabão você só vai precisar colocar um pouco de água e detergente de louça em um copo plástico, depois usar um canudo para molhar no líquido e soprar as bolhas no ar.

5. Morto-vivo

Essa é uma boa para os adultos que estão cansado e não querem se levantar do sofá, mas precisam gastar a energia dos pequenos. Basta posicionar as crianças de pé na sua frente e ensiná-las os comandos: quando disser “morto” elas agacham; quando disser “vivo” elas levantam. Quem se confundir, sai da brincadeira até restar um vencedor.

6. Estátua

Depois que se cansarem de brincar de morto-vivo, podem partir para a brincadeira da estátua. Coloque uma música para tocar e diga para as crianças dançarem. Quando a música parar, o adulto grita “estátua” e todos devem parar na posição em que estiverem. Nessa brincadeira não tem vencedor, apenas diversão ao observar as poses e caretas dos pequenos.

7. Mímica

Essa brincadeira é muito interessante para as crianças praticarem a habilidade de se comunicar apenas com gestos. Pode ser em duplas: uma terceira pessoa escreve uma palavra ou uma frase no papel e mostra para o membro da dupla que vai fazer a mímica para o outro membro adivinhar, através dos gestos, o que está escrito no papel.

Publicidade

8. Fazer massinha de modelar

Ao invés de comprar massinha de modelar pronta, faça a brincadeira ficar mais interessante e durar mais tempo. Escolha uma receita de massinha de modelar caseira e deixe as crianças participarem da confecção, depois brincarem de modelar com a massinha caseira. O interessante é que são receitas que não tem problema de uma criança pequena acabar comendo um pouquinho. Veja uma receita no vídeo abaixo:

YouTube video player

PODE GOSTAR TAMBÉM