A gente começa a aprender matemática desde antes de ser alfabetizado, contando os dedos dos pés e das mãos, os brinquedos, e aprendendo a somar e subtrair de forma lúdica.
Não precisa esperar a criança aprender matemática na escola para oferecer jogos que incentivem o aprendizado.
E, mesmo depois que a criança já estiver aprendendo na escola, os jogos em casa devem continuar como um estímulo extra. Veja quantas opções simples para colocar em prática.
Aproveite e veja: Brincadeiras caseiras para ajudar crianças que estão aprendendo a ler e escrever
Jogo da memória
Para as crianças que já estão aprendendo as quatro operações básicas, o jogo da memória pode ser jogado de forma diferente.
Para isso, escolha um jogo que tenha números. Enquanto uma carta apresenta o número 10, o seu par ideal vai ser o que tem a multiplicação equivalente, que seria 2 x 5.
Nessa brincadeira, os jogadores precisam estar atentos aos sinais e ligados para encontrar os pares. Isso estimula a concentração e ajuda a detectar alguma dificuldade, como o TDAH.
Aproveite e veja: Hiperatividade em bebês e crianças pequenas: será que é mesmo?
Aprendendo matemática com dominó
Esse é um jogo bastante comum e fácil, que as crianças costumam gostar muito. Pode ser jogado do jeito tradicional ou você pode variar para ficar mais interessante.
Por exemplo, você pode sugerir que a criança calcule a diferença entre os valores das peças ou indique qual somatória é maior que a outra. É bom para desenvolver a flexibilidade de pensamento, a rapidez do raciocínio e a capacidade lógica.
Massinha de modelar
Matemática é muito mais do que as operações básicas e as crianças podem aprender isso por meio da geometria, dando diferentes formatos às massinhas e sabendo os nomes desses formatos.
Além disso, o manuseio das massinhas ajuda na compreensão de conceitos como divisão e fração, impulsionando a capacidade de entender os tamanhos e a noção de espaço.
Veja também: Como ensinar os filhos a dividirem suas coisas?
Brincadeiras culinárias
Aproveite o momento de fazer um bolo ou outro prato que a criança possa participar, e chame-a para ajudar a calcular as porções necessárias das receitas e o tempo de preparo delas.
A brincadeira pode até começar antes, na hora de comprar os ingredientes, aproveitando para ensinar os princípios de economia de forma descontraída.
Matemática com games
Jogos de computador, de videogame e aplicativos educativos sobre matemática são ótimas formas de incentivas as crianças, usando a tecnologia a qual elas são tão ligadas. Já que a criança quer passar tempo no tablet, que seja jogando algo que possa ensiná-la matemática de um jeito divertido e desafiador.
Você também pode usar canais educativos do YouTube para guiar as brincadeiras e desafios de matemática, como por exemplo este vídeo do canal Professora Blogueirinha. Dá uma olhada:
Veja também: Como não criar filhos consumistas: 4 dicas para adotar agora mesmo
Artigo com informações de Colégio Academia