A brevidade é uma receita típica da culinária mineira. Trata-se de um doce, tipo uma broa, que leva basicamente açúcar, polvilho ou fécula de mandioca e ovos. Tão breve quanto o nome que leva. Mas não existe apenas uma maneira de fazer essa delícia, por isso confira mais receitas de brevidade para servir com um cafezinho ou chá.
13 Receitas de brevidade
Você pode fazer esse doce em formato de broa ou de bolo, mais fofo ou aerado, com especiarias ou bem simples e tradicional. Veja as opções de receitas a seguir e aventure-se na cozinha.
1. Com polvilho doce
A primeira receita é feita com polvilho doce, ovos e açúcar, em forminhas de cupcake ou de pão de queijo, a que você tiver em casa. A massa fica bem firme e, mesmo não levando fermento, dobra de tamanho depois de assada.
2. Maizena
Essa versão também é feita para ficar em formato de bolinhos, mas os ingredientes são bem diferentes do tradicional. Você vai usar Maizena, margarina, fermento, sal e açúcar. Já que é tão diferente da primeira, vale a pena experimenta.
3. Com amido
Você também pode fazer esse doce em forma de bolo seco, que fica uma delícia e é muito simples. Essa receita leva apenas ovos, açúcar e amido de milho e o resultado é de um bolo fofo e delicioso. Nem precisa de cobertura.
4. Com fécula de mandioca
Se você tiver a fécula de mandioca em casa, aproveite esse ingrediente para essa receita bem tradicional com quinze gemas, mais dois ovos e açúcar. Parecem pães de queijo e ficam uma delícia com uma bela geleia de mocotó caseira.
5. Canela e limão
Para quem aprecia colocar sabores extras na massa, essa receita é ideal para isso. Além dos ovos, açúcar, sal, polvilho, óleo, baunilha e fermento, também leva um pouco de canela em pó e raspas de limão.
6. Polvilho azedo
Se funciona fazer essa broa com polvilho doce, com o azedo também dá certo. Essa sugestão também leva o tradicional, que são ovos e açúcar, e é finalizada com um toque de canela para dar aquele aroma de casa da vovó.
7. De rapadura
Aproveite a rapadura que tem em casa para fazer essa delícia de bolo, mais mineiro ainda. Junto com a rapadura raspada usam-se dez ovos, bicarbonato de sódio, óleo, cravo moído, canela em pó, sal e polvilho.
8. Cobertura de limão siciliano
Essa receita do bolo é tão simples quanto as demais, só que tem o diferencial da cobertura de limão siciliano que deixa o sabor ainda mais especial. Essa massa é feita com ovos, açúcar e amido de milho. A cobertura é feita com suco de limão siciliano e açúcar de confeiteiro.
9. Com araruta
Se não tiver maisena, amido e nem polvilho em casa, mas tiver araruta, também é possível fazer esse bolo, que nessa receita é um biscoitinho. Vai precisar de araruta, açúcar, ovos e uma casca de limão para dar um sabor especial.
10. De chocolate
Para deixar a massa com sabor diferente nessa receita, pode adicionar chocolate ou achocolatado junto com o polvilho doce, o açúcar, manteiga, ovos, fermento e a casca de uma laranja. Depois tem ainda a cobertura para completar que é feita com manteiga, leite, açúcar e achocolatado, como uma cobertura simples de bolo nega maluca.
11. De amendoim
Você também pode acrescentar amendoim torrado à massa do seu bolo junto com açúcar, fermento em pó, amido de milho, manteiga e ovos. Separe um pouco de amendoim para colocar por cima depois que o bolo estiver pronto.
12. Coco ralado
O sabor do coco deixa o bolo ainda mais docinho sem precisar de tanto açúcar. Também fica com uma textura diferente porque você sente os pedacinhos de coco ao comer. Essa versão do bolo é feita com coco ralado, açúcar, manteiga, amido de milho, polvilho doce e fermento em pó.
13. Versão com adoçante
Se você adora o bolo brevidade, mas preferiria uma versão menos calórica, utilize adoçante a granel junto com margarina light, ovos, maisena e fermento. Vai ter um bolo delicioso e sem se preocupar com aquela quantidade de açúcar da versão tradicional.