Flaviane Carvalho é brasileira e trabalha no Mr. Potato’s, um restaurante brasileiro localizado em Orlando, estado da Flórida, nos Estados Unidos. Um dia ela estava de folga, mas precisou trabalhar para cobrir o turno de um garçom que tinha faltado. Ao começar seu turno de trabalho, mal sabia Flaviane que estava prestes a salvar a vida de uma criança.
Naquela dia, Flaviane recepcionou uma família no restaurante, que à primeira vista era apenas mais uma família comum. Porém, como ela é mãe, observou um pouco mais o garotinho da família e percebeu que havia algo errado. Ele tinha alguns machucados pelo rosto e no braço.
Quando o pedido da mesa da família chegou, Flaviane percebeu que apenas o garotinho não tinha recebido comida. Ela estranhou, se aproximou e perguntou se tinha algo errado com a comida. O pai do garoto disse que estava tudo bem, mas que o pequeno iria jantar em casa naquela noite.
A resposta do pai, junto com os machucados do menino foram o bastante para Flaviane desconfiar de abuso. Ela então foi até um ponto do restaurante em que o menino podia vê-la, mas seu pai, não.
Ela escreveu em um papel a pergunta “Are you ok?’ (“você está bem?”). O garoto balançou a cabeça, sinalizando que não. Flaviane fez outro bilhete: “Do you need help?” (“você precisa de ajuda?”) e o menino respondeu, balançando a cabeça que sim.
Na mesma hora Flaviane ligou para a polícia, que chegou rapidamente ao estabelecimento e deteve Timothy Wilson II, padrasto da criança. A mãe do garoto, Kristen Swann, foi presa alguns dias depois por assumir que sabia sobre os abusos e não impedia.
De acordo com as leis da Flórida, o padrasto do menino poderá pegar prisão perpétua. A mãe da criança poderá pegar 30 anos por negligência infantil.
Graças à atitude de Flaviane, a vida do menino foi salva, pois a qualquer momento os abusos poderiam levá-lo à morte. Os machucados que Flaviane viu no garoto eram apenas a ponta do iceberg. Quando a polícia pediu para ele levantar a blusa, foi constatado que ele realmente estava sendo muito machucado.
A população local ficou sabendo sobre o ato heroico da brasileira e todos quiseram recompensá-la de alguma forma. Então, uma colega de trabalho resolveu abrir uma vaquinha online no GoFoundMe com uma meta de 10 mil dólares, que não demorou para ultrapassar os 37 mil dólares, equivalente a cerca de R$197 mil.
Flaviane fez questão de dizer que sua atitude foi tomada pensando unicamente em salvar aquela criança dos maus tratos, e nunca pensou em recompensa. “Estou feliz porque agora o menino está seguro e espero que as pessoas usem esse fato para serem encorajadas a intervir quando alguém estiver precisando.”