A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é considerada a Capital Nacional do Chocolate Artesanal. Esse título foi concedido por um projeto de lei que foi aprovado em 2020.
Porém, após um levantamento realizado pela Geofusion – empresa de soluções de mercado que usa inteligência geográfica, surgiu uma outra cidade merecedora do título de Capital Nacional do Chocolate – um título diferente do concedido à cidade gaúcha.
A cidade vencedora do levantamento foi Borrazópolis, no Paraná, uma pequena cidade com menos de 7 mil habitantes, e quase todos foram pegos de surpresa com essa novidade.
Veja também: Mulher tatua bombom Caribe e ganha 10 kg do chocolate da Garoto
O motivo pelo qual a cidade de Borrazópolis se tornou a “nova” Capital Nacional do Chocolate é a quantidade de estabelecimentos que vendem chocolates por lá.
A diferença de Gramado é a fabricação do chocolate, não apenas a oferta para venda. Mas, na quantidade de lojas e vendedores individuais em comparação com a quantidade de habitantes, Borrazópolis saiu na frente.
Nenhuma cidade no Brasil tem o índice per capita de bombonières — lojas especializadas na venda de chocolate — mais alto do que Borrazópolis.
De acordo com a pesquisa, há 9 estabelecimentos instalados na cidade, e isso equivale a um ponto de venda de chocolate para cada 699 cidadãos.
Em comparação, a cidade de Gramado tem um ponto de venda de chocolate para cada 737 cidadãos, e nesse levantamento ficou em segundo lugar.
Os habitantes de Borrazópolis ficaram surpresos com a novidade, mas, acreditam que é um mérito positivo, capaz de movimentar a economia local e beneficiar toda a população.
“Soube agora pouco que viramos a Capital do Chocolate. Fui pego de surpresa. Porém, é uma notícia boa e que pode movimentar a economia de nossa cidade, ainda que a Páscoa esteja se aproximando”, comentou o gerente da Associação Comercial e Empresarial de Borrazópolis (Aceb), Francisco Castilho Junior, em entrevista concedida antes da Páscoa.
Francisco acredita que o motivo do novo título deve ser por conta dos pontos que vendem chocolate pela cidade e também de microempreendedores individuais. “A gente sabe que tem alguns Mei’s que fazem chocolate em casa para vender e também mercados, papelarias e lojas que comercializam marcas de chocolate, como da Cacau Show. Acredito que seja por isso”, afirmou.
Agora a cidade deve estar se preparando para receber turistas interessados em conhecer as lojas de chocolates espalhadas por lá, então, pode colocar Borrazópolis na sua lista de lugares para visitar no sul do Brasil.