Menu

O Brasil está preparado para uma guerra?

Brasil ocupa 10º lugar dos países com o total de efetivos militares ativos

Crédito: Pexels

Publicidade

Com a guerra acontecendo do outro lado do mundo, muita gente deve se perguntar “e o que o Brasil tem a ver com isso”?

Acontece que a proporção do confronto entre Rússia x Ucrânia pode impactar todo o mundo, inclusive nós, do lado de cá. Se o Brasil entrasse em guerra, estaríamos preparados? Conheça a capacidade de veículos bélicos do país.

Os transportes de guerra disponíveis no Brasil não chegam nem perto do poder bélico russo ou chinês, mas caso houvesse guerra aqui, não estaríamos desprevenidos.

Veja também: Se o Brasil entrasse em guerra, quem seria convocado ou dispensado?

Publicidade

Um levantamento feito pela Global Fire Power contabilizou os veículos terrestres de guerras: são 439 tanques, 1.958 blindados, 136 veículos de artilharia com propulsão própria, outros 536 itens de artilharia rebocáveis e 78 veículos projetores de mísseis.

E não para por aí! As forças aéreas contam com 679 aeronaves prontas para o combate e as forças navais dispõem de 112 ativos aquáticos.

Esses números classificam o Brasil no 10º lugar dos países com o total de efetivos militares ativos, considerando valores de poderio militar e financeiro, e capacidade logística e geográfica. Veja também a contagem dos nossos recursos humanos em uma eventual guerra, considerando a população total:

Composição da mão de obra considerando a população total brasileira

Veja também: Possíveis desfechos da guerra entre Rússia e Ucrânia

Publicidade
Sair da versão mobile