Aos 29 anos, ela não imaginava que o seu sonho de ter lábios “perfeitos” se tornaria um verdadeiro pesadelo. Entenda o que aconteceu e quais são os cuidados necessários com o procedimento de botox nos lábios.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a toxina botulínica, conhecida popularmente como ‘botox’, é “uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum”. Ela age bloqueando os impulsos nervosos no músculo escolhido, causando relaxamento do mesmo.
Então, o botox é perfeito para aliviar aquelas ruguinhas, apesar do risco de ficar com um ar artificial, se for mal feito. Já o preenchimento labial é diferente do botox, apesar de usarem comumente o nome para se referir a ele. Da mesma forma que um só pode ser realizado por dermatologista, o outro também, sob risco de causar problemas sérios.
A SBD afirma que, no Brasil, “uma determinação judicial no Distrito Federal proibiu os biomédicos de realizar procedimentos comuns em clínicas de estética como botox, preenchimentos e peelings profundos”. Isso para evitar erros, como o que aconteceu com Rachael Knappier. Conheça sua história.
Necrose por causa de botox nos lábios
Rachael, de apenas 29 anos, foi fazer um preenchimento labial em um centro estético na cidade onde mora. Desde a adolescência, ela sofria com um caroço no lábio que a incomodava muito e viu no procedimento uma solução rápida para o problema. Porém, ela não sabia que o local ideal para isso é em uma clínica dermatológica.
Na esteticista, a aplicação foi feita como o esperado, porém o que resultou disso ninguém imaginaria. Por não ser uma profissional qualificada, ela acabou injetando o material do preenchimento labial em uma artéria! Por sorte, isso “só” causou necrose do lábio, muita dor e trabalho para resolver. Mas sim, ela ficou boa novamente, depois de sofrer em outros procedimentos.
Em um desabafo, ela falou que sabe onde errou: “entendo que tenho o dever de fazer uma pesquisa minuciosa sobre a pessoa que realiza esse tipo de tratamento e as premissas em que ele se encontra, no entanto, a recomendação veio de um amigo que a hospedou”. Fica então o alerta, para antes de fazer qualquer procedimento por indicação. Veja quais são os outros cuidados necessários.
After & Before. Rachael Knappier has recovered from a lip filler she had injected at a Botox party. It swelled 3 times its normal size and she nearly lost it to necrosis. Now she’s calling for regulations to be tightened up. @bbcemt 1830 #bbc1 pic.twitter.com/S3LkNgyscI
— Quentin Rayner (@quentinrayner) 6 de dezembro de 2018
Cuidados necessários
O preenchimento ou botox nos lábios é muito procurado por causa da pouca complexidade e fácil recuperação. Além disso, é também muito valorizada em questão de estética na atualidade. Basta uma anestesia e algumas injeções nos lábios, para ficar igual à Angelina Jolie. Mas você conhece os cuidados necessários? Veja quais são:
- Procure um profissional qualificado. O procedimento deve ser realizado por um dermatologista que, certamente, saberá onde ficam as artérias e não deixará seus lábios necrosarem;
- Não tome sol uma semana antes e até seis meses depois do procedimento;
- Use protetor solar labial diariamente;
- Não faça esforço até uma semana depois do procedimento para evitar o surgimento de hematomas;
- Não toque nos lábios, nem para massagear;
- Não se automedique nem use maquiagem em até uma semana depois da aplicação;
- Avise ao seu dermatologista qualquer alteração encontrada.
Mas primeiro de tudo, atenção ao mais importante: se ame como você é! Certamente não há nada demais em usar os recursos da medicina para se sentir mais bonita. Por outro lado, você deve lembrar que a beleza é única. Da mesma forma, você e seus traços também são. Enfim, se olhe com mais carinho e aproveite o que tem de melhor.
Veja também: Micropigmentação labial: saiba o que é, quanto custa e quanto tempo dura