Menu

Botão do pânico nos ônibus brasileiros: veja como funciona

Essa nova tecnologia vai ajudar a proteger os passageiros e o motorista.

Imagem: Reprodução

Publicidade

O botão do pânico é uma novidade em ônibus brasileiros, mais especificamente na cidade de São Paulo, onde a nova tecnologia já começou a ser instalada.

A ideia surgiu da necessidade de proteger passageiros, cobradores e motoristas que tanto sofrem com assaltos aos ônibus.

Muitas vezes, em situações de assalto, mais de um assaltante entra armado no ônibus e quem está do lado de dentro não consegue chamar a polícia.

Por isso, a função do botão do pânico é acionar a polícia ou o SAMU sem que ninguém precise falar nada, já que o botão fica escondido e somente o motorista sabe o esconderijo.

Publicidade

Veja também: Idoso assedia mulher que dormia em ônibus e é expulso por passageiro

O botão do pânico é um dispositivo de emergência que, ao ser acionado pelo motorista, vai transmitir um sinal à Central de Operação da Polícia Militar informando que no coletivo há alguma ocorrência acontecendo.

Porém, talvez a localização desse botão não seja a mais adequada ainda. Isso porque um motorista de Cubatão, no litoral de São Paulo, estava dirigindo um ônibus que já continha um botão do pânico e acionou o botão sem querer.

O que aconteceu foi que no letreiro do lado de fora do ônibus, que informa seu trajeto, estava escrito “assalto” e isso chamou a atenção das pessoas que passavam na rua, acionando a polícia.

Publicidade

Quando os policiais pararam o ônibus para ver o que estava acontecendo, o motorista ficou sem entender nada porque nem tinha percebido que o botão do pânico havia sido acionado.

Isso mostra que o botão não está em um local ideal e os próximos que forem instalados precisarão de um local mais seguro, onde, além de só o motorista saber, ele não pode conseguir acionar o botão sem querer. Do contrário, policiais serão acionados à toa, deixando de atender ocorrências de verdade.

Em todo caso a ideia é muito boa e certamente começará a ser utilizada, já que a criminalidade não promete diminuir.

Publicidade

Até existe um projeto de Lei para tornar obrigatória a instalação do botão do pânico nos transportes públicos do país inteiro, com responsabilidade do governo federal.

Por enquanto o dispositivo está em teste na cidade de São Paulo, onde a intenção é que todos os ônibus tenham o botão até o final de 2023.

Veja também: Jovem ouve conversa sobre traição em ônibus e avisa vítima pelo Twitter

Publicidade
Sair da versão mobile