Fazer bordados à mão é uma arte que alguns levam como hobby e outros como profissão. Se você acha esse tipo de artesanato muito bonito e gostaria de aprender, chegou a hora. Veja dicas valiosas sobre os materiais e pontos iniciais de bordado livre, bordado de pedraria, bordado em vagonite, ponto russo, bordado com fita e bordado relevo.
Bordados à mão para principiantes
Alguns tipos de bordados à mão são mais fáceis do que parecem, de tão bonitos que ficam os resultados finais. Veja a seguir o que vai precisar para cada tipo e como começar. Escolha seus favoritos e comece a treinar com paciência até pegar a prática.
1. Bordado livre
O bordado livre é um dos tipos de bordados à mão mais simples. Porém o tecido do bordado livre não tem marcações para saber onde fazer cada ponto nem para que fiquem do mesmo tamanho. Então precisa ter certa noção de espaço e usar a criatividade com os pontos que já conhece.
Materiais
Agulha para bordado igual à de ponto cruz: 1 unidade;
Tecido de retalho fino e sem estampa: 1 pedaço para treinar;
Tesoura pequena de ponta fina: 1 unidade;
Meada de linha de ponto cruz: 1 unidade;
Carbono para tecido: 1 unidade;
Caneta: 1 unidade;
Risco do desenho escolhido impresso: 1 unidade.
Modo de fazer
1. Comece transferindo o desenho para o tecido. Para isso, coloque sobre a sua bancada de trabalho primeiro o tecido, depois o carbono e por cima dele a folha com o desenho impresso. Prenda as 3 camadas com alfinetes para que não escape e o desenho fique torto.
2. Contorne o desenho com a caneta, fazendo riscos firmes, mas cuidando para não furar o papel.
3. Depois retire os alfinetes, o papel, o carbono e vai ver que o desenho já estará no tecido.
4. Corte um comprimento da linha, passe pela agulha e dê um nozinho na ponta. Use 2 dois 6 fios da meada.
5. Fure com a agulha o tecido começando do lado avesso para o direito em uma parte onde vai iniciar o desenho.
6. Depois é só ir contornando o desenho com a agulha. Vá enfiando a agulha à frente e depois no lugar onde o ponto anterior foi feito, como se voltasse para trás. Sempre saia com a agulha no furinho exato onde terminou o ponto anterior, para que não sobre nenhum espacinho entre eles. Procure fazer os pontos todos do mesmo tamanho.
7. Continue acompanhando o risco e fazendo isso até o desenho ou a linha acabarem.
8. Para finalizar passe a agulha para o lado avesso depois que fizer o último ponto, passe a linha por cima de um ponto já feito para firmar e dê um nozinho. Essa é a base para o ponto livre. Agora é só continuar treinando e começar a usar outros pontos junto com esse.
Crédito das Imagens: Linhas Imaginárias
2. Bordado de pedraria
Se você deseja dar um toque especial para suas peças de roupa, seja com desenhos estampados, golas ou punhos mais sofisticados, pode fazer bordados à mão com pedrarias. Antes de começar a bordar, deve planejar que tipo desenho vai fazer e quantas pedras de cada tipo vai precisar. Para isso, deve conhecer o tamanho e modelos das pedras nas lojas de armarinhos. Veja os materiais básicos.
Materiais
Tesoura pequena de ponta fina: 1 unidade;
Agulhas: 3 unidades (nº 12 mais fina, nº 07 mais grossa e nº 24 que é agulha de bordado com ponta arredondada para peças com forro);
Pedaço de retalho para colocar as pedras em cima: 1 unidade;
Pedrarias: quanto for necessário;
Linha 100% poliamida gramatura 60: quanto for necessário.
Modo de fazer
1. O primeiro passo para o bordado de pedraria é igual ao do ponto livre, pois você deverá passar um desenho para o tecido que quiser bordar;
2. Depois escolha a agulha de acordo com o tamanho da pedraria. Coloque a linha na agulha normalmente e faça um primeiro arremate começando pelo avesso do tecido;
3. Em seguida, encaixe uma pedraria na agulha e faça um ponto, como se estivesse fazendo um ponto livre até que a pedraria passe por toda a agulha e a linha e fique posicionada sobre o tecido. Repita o processo com outras bolinhas até finalizar a etapa do seu desenho.
Confira no vídeo abaixo um passo a passo para fazer um moletom com vários desenhos estilizados. Assim já aprende diversas formas de bordado de uma só vez.
3. Vagonite
O vagonite é o nome do tecido usado para esse bordado. Usa-se linha e o método é bem simples. Os desenhos feitos são em formatos mais retos, geométricos, pois segue as linhas do tecido.
Se está sem ideia, veja esses 23 riscos para bordar à mão.
Materiais
Faixa de tecido étamine 10cm x 50cm: 1 unidade;
Linha Cléa Círculo: 4 novelos com cores diferentes;
Alfinetes: quantos forem necessários para marcar o tecido;
Agulha de bordado com ponta arredondada: 1 unidade;
Gráfico do desenho que desejar fazer: 1 unidade.
Modo de fazer
1. Comece fazendo a marcação de onde será o centro do bordado para que ele fique reto no tecido;
2. Vá colocando os alfinetes no tecido de acordo com a número de casas que está no gráfico. Se preferir, pode fazer o mesmo processo de transferir o desenho para o tecido, assim como feito nos tipos de bordados anteriores;
3. Depois, corte 2 metros de linha, dobre ao meio e passe a parte dobrada pela agulha.
Agora confira no vídeo abaixo como observar a quantidade de casas no seu gráfico e fazer a passagem da agulha pelas casinhas do vagonite para formar o seu desenho:
4. Ponto Russo
O ponto russo é especialmente usado para fazer enxoval de criança e quadrinhos decorativos por conta do efeito fofinho formado pelas linhas. Para esse tipo dos bordados à mão, você vai precisar de uma agulha mágica. Veja os materiais necessários e confira no vídeo o passo a passo para começar.
Materiais
Linha para ponto russo: 1 rolinho;
Peça que será bordada: 1 unidade;
Agulha mágica: 1 unidade;
Tesoura com ponta fina: 1 unidade;
Lápis: 1 unidade;
Papel carbono para tecido: 1 unidade;
Bastidor para bordado: 1 unidade;
Pincel: 1 unidade;
Termolina leitosa: 1 unidade;
Passador: 1 unidade;
Gráfico do desenho que desejar: 1 unidade.
Modo de fazer
1. Depois de estar com todos os materiais separados, coloque o tecido preso no bastidor;
2. Então, faça o processo de transferir o desenho para o tecido, como ensinado lá no início no ponto livre. O desenho deverá ser transferido no avesso do tecido e de forma espelhada;
3. Passe a linha pela agulha mágica deixando uma sobra na ponta. Faça um nó e comece a perfurar o tecido, ponto a ponto, mantendo o mesmo espaçamento entre cada um. Arremate ao final;
4. Mude a cor da linha de acordo com o seu desenho e faça o preenchimento.
Agora confira no vídeo abaixo todo o processo de como utilizar a agulha mágica e as dicas de detalhes e acabamentos:
Crédito das Imagens: Artesanato Passo a Passo Já.
5. Bordado em vagonite com fita
O bordado com fita é outro modelo de bordados à mão que possui diferentes técnicas e níveis de dificuldade conforme você vai pegando prática. A base desse bordado é a mesma do vagonite com linha. A diferença é que no lugar da linha você usa as fitas de cetim. Outra diferença é que para a fita passar nas casinhas do tecido, ele precisa ser aberto. Então, veja o que vai precisar e confira no vídeo o passo a passo:
Materiais
Tecido étamine: 1 pedaço de acordo com o tamanho do seu desenho;
Tesoura com ponta curva: 1 unidade;
Agulha para bordado: 1 unidade;
Alfinetes: de acordo com o desenho;
Fitas de cetim: de acordo com o desenho.
Modo de fazer
O método do bordado com fita em vagonite é muito simples. Confira o passo a passo de um modelo no vídeo a seguir:
6. Bordado em relevo (3D)
Assim como o tipo de bordado com fita, existem diversos métodos para se fazer bordados à mão com efeito 3D, em que a linha fica com um volume parecendo estar repousada sobre o tecido. Confira agora alguns desses métodos mais simples, em um único vídeo, para treinar na mesma peça.
Veja também: 7 Tipos de bordado à mão para se inspirar a começar