Você certamente conhece o cantor Jon Bon Jovi, seja fã dele ou não. Mas conhece também uma outra esfera da vida do artista, que é dedicada à JBJ Soul Foundation? Essa fundação tem a missão de romper o ciclo de pobreza, fome e falta de moradia por meio do desenvolvimento de parcerias, criação de programas e financiamento para organizações de benefício comunitário.
Um dos projetos da fundação é o JBJ Soul Kitchen, que surgiu em 2011 em Red Bank, Nova Jersey, para lidar com uma realidade de vulnerabilidade alimentar.
https://www.instagram.com/p/Bvb5NM4lIaF/?utm_source=ig_embed
Trata-se de uma cozinha comunitária que serve pratos nutritivos da fazenda à mesa, em um ambiente de restaurante. Os clientes contribuem com horas de voluntariado ou com uma doação em dinheiro para suas refeições e para ajudar a pagar refeições a pessoas carentes.
Conforme está descrito no site da JBJ Soul, a Fundação também administra o Programa de Equipe de Emprego e Capacitação (EET), que conecta uma equipe de treinadores voluntários a voluntários qualificados da Cozinha Comunitária.
Os treinadores voluntários transmitem seus conhecimentos profissionais para ajudar na redação de currículos, habilidades para entrevistas, treinamento profissional, aconselhamento financeiro, consultoria jurídica e colocação no mercado de trabalho.
Em janeiro de 2020 foi inaugurada a terceira Cozinha Comunitária da Fundação, a JBJ Soul Kitchen RU-N, em um campus da Universidade de Rutgers, também em Nova Jersey.
https://www.instagram.com/p/BazHS-ygMeM/?utm_source=ig_embed
O padrão segue o mesmo dos demais restaurantes: os clientes da comunidade do campus pagam um valor mínimo para comer uma refeição saudável composta por três pratos, e podem se voluntariar para diferentes trabalhos da Fundação ou fazer uma doação adicional em dinheiro, no valor que puder, para pagar refeições a pessoas carentes.
Veja também: menino de 6 anos faz “caixa solidária” para doar alimentos em SP