Geralmente associamos pessoas gordas à uma saúde pior que uma pessoa magra, mas sabemos que nem toda mundo que não engorda é porque está comendo bem. Todos nós conhecemos os casos daquelas pessoas que comem muito e mal e nem assim aumentam de peso!
Não queremos com isso impor uma religião da dieta, nem criticar quem, de vez em quando, comete uma besteirinha e acaba por comer mais do que deveria. Fugir à regra, às vezes, é necessário mas, tem que ser isso mesmo: uma fuga excepcional, e não um comportamento padrão.
Um coração que funciona direito e tem longevidade é um coração de alguém que come de forma equilibrada. Esse músculo que nos é tão essencial necessita que comamos fibras, gorduras mono e poli-insaturadas, porque são elas que vão dar conta do colesterol ruim. E o colesterol ruim é o grande culpado da maioria dos problemas cardiovasculares.
Em oposição, todos os alimentos compostos por gorduras saturadas e trans são muito perigosos, porque permitem que placas de gordura se instalem nas artérias que transportam sangue até ao cérebro e coração. Por isso é que quem pratica uma má alimentação tem mais chances de vir a ter infartos e derrames.
A chave do sucesso de qualquer dieta não é a proibição, mas sim a moderação.
Saiba que alimentos evitar e outros que a que deve dar preferência.
Alimentos que não ajudam o funcionamento cardiovascular
1. Fast-food e sanduíches
Cheias de gorduras saturadas, gorduras trans, sal e carboidratos. Todos esses ingredientes são prejudiciais ao sistema cardiovascular.
2. Carnes gordas
Tenha especial cuidado com carnes gordas e carnes de churrasco. As carnes de churrasco são engorduradas para não enrijecerem durante a assadura.
3. Embutidos
Os embutidos contêm muita gordura trans e sal, que causam danos na pressão arterial. Fique longe de salame, presunto, salsichas e mortadela.
4. Frituras feitas na gordura hidrogenada
Batatas fritas, cozinhas, pastéis e quites são autênticos venenos. Para além da gordura são temperadas com muito sal.
A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é o consumo de, no máximo, 2 g de gordura trans por dia. As batatas fritas chegam a ter até 8 g por porção.
5. Margarina e manteiga
A manteiga é composta por 80% de gordura saturada, e têm um alto teor de sal. Opte pelas versões mais claras e amaciadas, que são as mais saudáveis.
6. Azeite de dendê
Escolha antes óleo de canola, milho ou girassol. O azeite de dendê é forte em gorduras saturadas.
7. Biscoitos industrializados
Grande parte usa gorduras trans na produção. Você sabia que mesmo 6 biscoitos tipo cream-craker contêm 4 gramas de gordura trans?
8. Bolos industrializados
Um misto perigoso de gordura saturada, gordura trans e açúcar. É por isso que devemos prestar atenção nos rótulos.
9. Salgadinhos industrializados
Como grande parte desses alimentos são fritos, registram quantidades muito elevadas de sal e de gordura trans. Entre os nutricionistas, é unânime o pensamento de que um pacote de salgadinhos jamais deve ser usado para substituir uma refeição. Ele pode sim ser consumido, mas sem exageros.
Alimentos bons para o funcionamento cardiovascular
1. Tomate
Forte em licopeno, esse fruto antioxidante é ótimo para prevenir doenças relacionadas com o coração.
2. Alho
Ao que tudo indica o alho é bom para a diminuição do colesterol ruim e para a diminuição da pressão arterial. Por isso consuma alho cru como prevenção.
3. Aveia
A aveia é amiga de qualquer dieta: diz ao cérebro que nos sentimos saciados, reduz os níveis de colesterol e é rica em fibras solúveis.
4. Chocolate 70% cacau
Forte em flavonoides e ácido gálico, esse gênero de chocolate vai ajudar a proteger o seu coração. Não exagere, porque apesar disso todo o chocolate tem gorduras.
5. Feijão, lentilha, soja e grão de bico
Os grãos são uma boa escolha, porque ajudam a regular os níveos de colesterol. Isso porque esses alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e proteínas, acabam por travar a absorção de açúcar.
6. Peixe
Os peixes de água salgada são ricos em ômega-3, uma gordura saudável. O ômega-3, presente na sardinha, no salmão e na cavala, por exemplo, contribui para baixar os níveis de colesterol ruim.
7. Azeite
O azeite extravirgem é o que assegura mais propriedades benéficas. O azeite não só diminui o colesterol mau, como aumenta o ruim. É composto por minerais, antioxidantes e por gordura mono-insaturada. Essa gordura é a que faz melhor para o nosso organismo.
8. Banana
Rica em fibras solúveis e potássio, a banana vai ajudar a manter o bom funcionamento da função muscular do coração.
9. Frutos secos
Os frutos secos, como a castanha, as nozes, os amendoins e as avelãs, são muito fortes em gorduras poli-insaturadas. Não devemos comer mais que 6 dessas frutas por dia, porque são muito calóricas. Mas em compensação dão para o nosso organismo proteínas, fibras, cálcio, selênio, feito, potássio, zinco, ácido eólico e vitamina E.
10. Uvas
Seja em fruta, em suco e mesmo em vinho, as uvas são muito boas para o aparelho cardiovascular. Tudo por culpa de uma substância antioxidante chama resveratrol, presente com maior incidência nas uvas vermelho-escuras.
Assista esse vídeo sobre uma alimentação balanceada visando a saúde do coração:
Compartilhe esse vídeo para que caia de uma vez o mito de que todos que estão magros são saudáveis. É preciso prestar muita atenção na nossa alimentação!