Para quem adora fazer bolos caseiros, é uma grande frustração tirar um bolo solado do forno. É aquela massa que não cresce, fica muito pesada e, por isso, não fica gostosa nem tem como rechear, caso seja essa a intenção. Mas então, por que o bolo sola? Como evitar e será que tem como consertar? Veja as dicas a seguir para não errar mais.
Veja também: como fazer bolo de maçã com aveia
Por que o bolo sola?
Quando você aprende uma receita de bolo que funciona, não pode sair mudando as quantidades e o modo de preparo de qualquer jeito, pois existe uma razão para a receita ser do jeito que é. Cada ingrediente deve ser usado na quantidade certa e misturado do jeito certo também. Os motivos de acontecer um bolo solado estão relacionados a esses fatores. Conheça os principais.
Quantidade errada de ingredientes
É muito importante respeitar a quantidade de ingredientes em cada receita de bolo. No caso do bolo solado, muitas vezes a culpa é do excesso de farinha ou de deixar a farinha batendo na batedeira por muito tempo. Isso faz com que ela forme muito glúten e acabe deixando a massa muito pesada, então não vai crescer.
Prazo de validade do fermento
Um fermento fora do prazo de validade não vai cumprir com a sua função que é fazer o bolo crescer. Então, antes de preparar seu bolo, dê uma conferida no prazo de validade do seu fermento (e também da sua farinha) para garantir que não vai ter um bolo solado por esse motivo.
Temperatura dos ingredientes
Se a sua receita de bolo pede que sejam usados ovos, leite e manteiga na temperatura ambiente, respeite essa recomendação. Do contrário, os ingredientes gelados podem inibir a ação do fermento, e então o seu bolo não vai crescer.
Preparo na ordem correta
Seguir o passo a passo da receita de bolo é essencial na confeitaria. Não dá para colocar farinha primeiro e ovos por último, ou não vai funcionar e você vai ter um bolo solado. Além da ordem, quando for usar a batedeira, mantenha-a sempre na velocidade baixa ou média, sem querer acelerar o processo, pois quanto mais rápido tentar fazer a massa, menos atividade os ingredientes vão exercer.
O ovo, por exemplo, precisa ficar muito bem misturado aos demais ingredientes, pois quanto mais ele se mistura e bate lentamente, mais fofo ele vai ficar, ajudando no crescimento da sua massa.
Temperatura do forno
O motivo de toda receita recomendar que você preaqueça o forno enquanto faz a massa é que se você colocar a massa no forno frio, ela vai perder as bolhas de ar do fermento antes de começar a cozinhar, e o fermento não vai ter o efeito desejado, ou seja, vai ter um bolo solado. Por esse mesmo motivo é que não se deve abrir a porta do forno antes de estar quase no tempo de terminar de assar. Essa entrada de ar frio pode atrapalhar o processo de cozimento e o bolo vai baixar.
Tem como salvar um bolo que sola?
Dependendo da finalidade do seu bolo, tem como salvar a massa deixando-a um pouco diferente. Você não vai conseguir fazer a massa crescer de novo e ficar fofinha. Mas pode reaproveitá-la de outras formas.
- Se o bolo era para comer em casa mesmo, uma dica é tirar do forno e deixar esfriar. Depois, você aquece um pouco de água ou de leite e vai derramando devagar toda a quantidade pela massa, bem espalhado. Ela vai absorver o líquido e ficar menos dura, parecendo um brownie. Aí você pode colocar uma cobertura ou cortar em pedacinhos e fazer bolo no pote para não ter que jogar tudo fora.
- Se a sua massa não ficou tão seca, mas ficou meio dura e não cresceu, apenas despedace com as mãos mesmo, esfarelando e fazendo a mesma dica do bolo no pote, colocando um recheio e uma calda por cima.
Se o seu bolo já ficou tempo demais no forno, e ainda ficou cru por dentro, tem salvação:
- Coloque um pedaço de papel-alumínio por cima de toda a forma e leve o bolo de volta ao forno em temperatura baixa. O papel vai ajudar o bolo a continuar cozinhando sem queimar a superfície.
- Outra dica para continuar o cozimento do bolo que ficou cru é devolvê-lo ao forno em banho-maria, ou seja, colocando a forma dentro de outra forma maior com água quente dentro. Faça isso junto com a dica anterior do papel-alumínio e deixe mais um pouco de tempo (uns 15 minutos) em temperatura baixa, de uns 150 graus.
- Se não quiser arriscar, você pode cortar o bolo e remover a parte central que ficou crua, aproveitando a parte assada para fazer um bolo vulcão, ou seja, recheando toda a parte removida com um recheio cremoso.