O pão de mel é um doce parecido com um alfajor, recheado geralmente com doce de leite e coberto com chocolate. O grande diferencial dele para o alfajor tradicional é justamente a presença do mel e de especiarias na massa que deixa um sabor bem característico e combina muito com o doce de leite. Se você já comeu e gostou, veja como pode transformar esse pequeno doce em um bolo pão de mel tamanho família.
Veja também: deliciosas receitas de bolo bem-casado
Como fazer bolo de pão de mel fofinho
Com ou sem recheio, com doce de leite, calda de chocolate ou brigadeiro e até uma versão vegana pode ser feita, mesmo sem usar o mel. Descubra esses sabores.
1. Com especiarias e cobertura de brigadeiro
Essa é uma versão sem recheio, com aparência de bolo nega maluca, mas a receita da massa é bem diferente porque leva especiarias. Os ingredientes usados são ovos, óleo, leite, mel, leite condensado, cravo, canela, noz-moscada, café solúvel, chocolate em pó, trigo e fermento. Para a cobertura, apenas leite condensado e chocolate em pó que vai resultar em um belo brigadeiro.
2. Pão de mel gigante
Essa sim é uma versão com recheio e cobertura que fica realmente um pão de mel em tamanho gigante para todo mundo se deliciar junto. Essa massa é semelhante à anterior porque também leva especiarias, além de um toque de baunilha. Para o recheio, simplesmente doce de leite pastoso. Para a cobertura, chocolate amargo derretido e nada mais.
3. Mais simples com brigadeiro gourmet
Se não tiver todas as especiarias em casa, use somente a canela que já vai deixar o sabor bem característico. Se não tiver ou não quiser usar mel, pode ser melado de cana no lugar. Essa receita também leva dois recheios: uma camada de doce de leite pastoso e outra de um brigadeiro gourmet irresistível.
4. Bolo de liquidificador
Gosta de praticidade na cozinha ou não pode ficar batendo a massa na mão? O liquidificador é seu grande aliado nessa receita. A massa que vai bater é feita com ovos, mel, água fervente, margarina, açúcar demerara, trigo, cacau, cravo, canela e chocolate amargo para equilibrar os sabores.
5. Bolo no pote
Para os fãs de bolo no pote, essa versão sabor pão de mel merece ser provada e aprovada. É perfeito para comer geladinho no lanche da tarde com uma xícara de café ou de chá para contrastar as temperaturas. Essa receita consiste em fazer a massa, uma calda de chocolate, um recheio de doce de leite com creme de leite e uma cobertura de ganache.
6. Bolo fofinho
Essa receita também é prática, embora leve mais ingredientes, mas não tem segredo para fazer. Coloque as especiarias, chocolate em pó, trigo, açúcar, ovos, fermento, manteiga, leite e, depois que estiver assado, é só rechear com doce de leite e cobrir com uma bela ganache de chocolate meio amargo com creme de leite.
7. Receita vegana
Para uma versão vegana, o primeiro ingrediente que cai fora da receita é o mel, mas para substituir é usado o melado de cana. No mais, a receita leva trigo, fermento, bicarbonato, leite condensado de soja, bebida vegetal, cravo, canela e chocolate meio amargo sem leite para fazer a cobertura.
O melhor lanche da tarde: bolo vegano