Para fazer um bolo molhadinho, existem algumas informações que você precisa saber. É mais fácil do que você imagina e, se você tem dificuldade em fazer, você provavelmente está cometendo algum erro bobo que poderá ser facilmente solucionado. Basta você fazer alguns procedimentos específicos para nunca mais ter um bolo seco!
9 Dicas para fazer bolo molhadinho em casa
Conhecer os ingredientes e as reações físicas pode mudar tudo. Fazer um bolo fofinho e molhadinho depende de alguns fatores. Veja abaixo o que você pode fazer de diferente para obter aquela massa ideal.
Veja também: bolo frito nordestino — um petisco salgado fácil de fazer
1. Gorduras macias
As gorduras ajudam a manter a massa úmida, por isso você pode optar por usar óleo ou manteiga nas suas receitas. Apenas tenha cuidado com as gorduras que ficam rígidas em temperatura ambiente, como as gorduras vegetais, por exemplo. Elas influenciam na textura final da massa e podem prejudicar o bolo molhadinho.
2. Bater gorduras
Bater a gordura também é importante, pois isso faz com que a gordura fique mais porosa. o que influencia na textura do bolo final. Por isso, quando fizer alguma receita que diga para arear alguma gordura, siga à risca. Esse pode ser o diferencial entre um bolo molhadinho e macio ou um seco.
3. Untar
Além de ser necessário untar para poder desenformar o bolo sem desastres, essa função também é importante para que as superfícies não fiquem secas. Untar com manteiga é uma das melhores opções. Porém evite passar muito o produto, pois se colocado em excesso terá o efeito oposto e a massa ficará seca.
4. Leite e derivados
A quantidade de leite utilizada também pode afetar a umidade. Dê preferência aos leites mais gordurosos, como o leite integral, ou aos seus derivados como iogurte, creme de leite, requeijões, entre outros.
5. Frutas
A utilização de frutas ou de suas polpas também ajuda a manter o bolo molhadinho. Quanto mais úmida ou gordurosa, melhor para o resultado final. Opte por frutas como banana, maçã, coco e abacate, por exemplo.
6. Caldas
Essa é uma dica simples, mas que realmente funciona. Para manter a massa mais úmida, opte por usar caldas. Para aplicá-las, primeiramente desenforme o bolo e depois aplique a calda. Tenha cuidado ao conservar no refrigerador posteriormente.
7. Forno
Cada forno tem uma potência diferente, por isso tente conhecer o seu. Quando uma receita pedir uma temperatura, avalie a potência do seu forno e ajuste. Outra dica é estar sempre atento à textura do bolo. Para isso, espete um palito ou garfo no bolo. Quando sair seco, o bolo estará pronto.
8. Conservar
O refrigerador influencia na textura do bolo, pois os ingredientes utilizados que solidificam-se em temperaturas baixas passarão pelo mesmo processo após a conclusão da receita. Além disso o refrigerador promove a perda de líquido do alimento, então opte por guardar em potes bem fechados ou envoltos por papel alumínio, que evitam esse processo.
9. Clara em neve
A clara em neve, em seu ponto correto, é bem macia. Quando está muito sólida, pode influenciar também na textura e na umidade da massa final. Quando você fizer alguma receita que leve clara em neve, não bata demais para que ela não fique muito dura. Assim você terá o seu bolo molhadinho bem macio.
Confira uma dica infalível de mais um bolo molhadinho: