Gostar de beterraba é um grande benefício para quem se preocupa em cuidar da saúde. Esse vegetal, além de muito apetitoso por causa da sua bonita coloração, também é rico em fibras, vitaminas, minerais, é fonte de energia, controla a glicose no sangue, regula as funções do fígado e traz muitos outros benefícios. Melhor ainda é poder absorver tudo isso comendo bolo de beterraba sem glúten.
Veja também: 15 receitas de salada de beterraba para o almoço ou jantar
Como fazer bolo de beterraba sem glúten
Você pode usar somente a beterraba com farinhas alternativas ao trigo refinado, como também pode misturar outros legumes, frutas, sementes e o que mais a sua criatividade permitir. Confira essas sugestões de receitas e escolha uma para fazer no próximo fim de semana.
1. Simples
O sabor da beterraba é o que sobressai nessa receita, pois não há outros ingredientes com sabor mais forte para competir. É feito com as beterrabas, óleo de girassol, gel de linhaça, açúcar mascavo ou outro saudável a gosto, fermento, amido, sal e uma pitada de noz-moscada.
Receita: de bolo simples de beterraba
2. Amêndoas
Para fazer bolo de beterraba sem glúten, vai usar as claras, que deixam a receita muito proteica e também muito leve e fofa, especialmente porque elas são batidas em neve. O sabor e a crocância das amêndoas também contribuem para que o bolo fique ainda melhor. A beterraba vai adicionar cor, sabor e muitos nutrientes.
Receita: com claras, amêndoas e beterraba
3. Sem açúcar, lactose e glúten
Ideal para satisfazer as necessidades nutricionais de quem é intolerante ao glúten, à lactose e quem quer ou precisa reduzir o consumo de açúcar. A receita é feita com beterrabas, azeite, linhaça, stevia, farinha de arroz, raspas de limão, amido de milho e fermento.
Receita: de bolo fit e funcional
4. Vegano com chocolate
Gosta de bolo de chocolate a ponto de misturar esse ingrediente com beterraba? Pois pode fazer essa receita de bolo de beterraba sem glúten. É feito com beterraba crua, óleo, farinha de arroz, cacau, amido, psyllium, açúcar, gel de linhaça, vinagre de maçã, fermento e água morna.
Receita: para experimentar e servir aos amigos veganos
5. Brownie de beterraba sem glúten
O brownie é um tipo de bolo com a massa mais pesada e consistente, que fica mais baixo e mais molhadinho. Todo mundo vai querer provar e repetir, principalmente depois de saber que é um bolo tão saudável. A receita leva beterraba cozida, chocolate 85% cacau, leite de coco, óleo de coco, farinha de coco, coco ralado, pasta de tâmaras, baunilha e sal.
Receita: brownie de beterraba sem glúten
6. Gelado e cremoso
Esse bolo de beterraba sem glúten é uma sobremesa diferente, pois deve servir bem geladinho. Ele fica muito cremoso e crocante ao mesmo tempo, pois a massa é feita com castanhas de caju, tâmaras, cúrcuma e sal. O creme é feito com mais castanhas de caju amolecidas, beterraba em pó, leite de coco e mel. É feita uma base que vai ficar crocante e depois o creme vai por cima, ganhando consistência com algumas horas de freezer.
Receita: prática de bolo gelado cremoso
7. Bolinhos de beterraba
Com uma receita simples, que leva poucos ingredientes, é possível fazer vários bolinhos, que pode escolher colocar ou não alguma cobertura. Essa receita pode servir em casa, quando receber amigos para um café, mas também pode fazer para colocar na mesa das festas de aniversário da família.
Receita: de mini bolinhos (estilo muffins)
8. Aveia
A aveia é uma opção de farinha para fazer bolo de beterraba sem glúten. Ela está entre as mais utilizadas por quem gosta de uma alimentação saudável. Essa opção leva também o açúcar demerara, ovos, óleo de coco, sal, fermento, suco e raspas de limão para deixar o sabor com toque cítrico.
Receita: de bolo com farinha de aveia
Veja também: