O bolinho de bacalhau é uma iguaria tipicamente portuguesa que chegou ao Brasil, claro, com os portugueses. Na região norte de Portugal, eles também são chamados de pastéis de bacalhau, mas somente o nome é que muda, além de alguns detalhes no preparo, pois com o tempo toda receita sofre adaptações.
Você pode pensar que ele é uma receita com centenas de anos, mas a verdade é que a primeira receita registrada oficialmente é de 1904 e consta em um livro chamado Tratado de Cozinha de Copa, do autor Carlos Bandeira Melo. É essa receita que você vai aprender a seguir, e depois vai ver outras variações igualmente saborosas.
Como fazer bolinho de bacalhau passo a passo
Ele é feito com uma massa que mistura o peixe e batatas, não há qualquer tipo de farinha. Além disso, a proporção de peixe e batatas deve ser equilibrada para que se obtenha a consistência perfeita, assim como recomenda a receita do livro.
Ingredientes
Batata inglesa: 450 gramas;
Postas de bacalhau desfiadas: 350 gramas;
Salsinha picada: 1 ramo grande;
Ovos: 6 unidades com gemas e claras separadas;
Alho picado: 3 dentes;
Sal: a gosto;
Pimenta preta: a gosto.
Modo de preparo
- Comece lavando bem as batatas colocando-as para cozinhar ainda com casca até que fiquem bem macias;
- Enquanto isso, coloque também o bacalhau para cozinhar em outra panela ou na mesma, desde que ambos fiquem bem macios. Nessa etapa o bacalhau ainda deve estar em postas inteiras;
- Depois que estiverem os dois ingredientes bem cozidos, descasque as batatas e retire a pele e as espinhas todas do bacalhau;
- Faça um purê com as batatas e envolva o bacalhau em um pano de prato limpo para esmagar até que fique desfiado. Depois misture os dois ingredientes muito bem;
- Adicione as gemas, a salsinha, o alho, o sal e a pimenta e misture tudo;
- À parte, bata as claras em neve e depois misture à massa do bolinho com delicadeza para que não perca o ar e fique fofa;
- Utilize duas colheres de sopa para dar forma aos bolinhos, deixando em formato de risoles. Pegue uma porção com uma das colheres e vá moldando passando de uma para a outra;
- Depois só precisar fritas os bolinhos em óleo bem quente até ficarem dourados e escorrer em papel toalha. Estão prontos para servir como petisco ou entrada.
Outras receitas de bolinho de bacalhau
Agora que já aprender a receita considerada oficial, veja também outras variações que foram criadas a partir dessa base.
1. Com farinha de rosca
Se na receita original não vai qualquer tipo de farinha, essa versão traz o diferencial da farinha de rosca. Também leva menos gemas, adiciona cebolinha e o azeite na massa.
2. Com cebola
Para essa outra deliciosa receita do bolinho você vai usar as batatas e o bacalhau, também o alho, os ovos, sal e pimenta, mas o diferencial fica por conta da cebola e da noz-moscada para dar um toque especial de sabor.
3. Bolinho de bacalhau com trigo
Mais uma versão com diferenciais. Essa reúne os diferenciais da outras e ainda conta com a farinha de trigo na massa, que pode deixá-la um pouco mais pesada. Certamente também fica muito gostosa, vale a pena experimentar.
4. Recheado com queijo
Essa versão não poderia faltar. Em Portugal também de fazem bolinhos recheados com queijo e para ser especial precisa ser o queijo da Serra da Estrela, que é um queijo de ovelha cremoso de sabor acentuado. No Brasil, a substituição pode ser feita pelo típico requeijão ou por muçarela, como sugere essa receita.
5. Recheado com camarão
Por fim, além do bacalhau você também adora camarão, vai se apaixonar por essa receita que é muito fácil de fazer. Só vai precisar de batatas, do bacalhau, da salsinha, do camarão e dos temperinhos.