Confesse: você abriu a boca ao ver a foto que abre essa matéria! Tudo bem, afinal, dizem que esse reflexo involuntário é contagioso. Bocejar muito, no entanto, só significa que você está cansado na melhor das hipóteses.
Se a frequência que você boceja é alta, talvez seja hora de buscar um médico. Muita gente diz que é mau olhado, sintoma de gravidez ou pressão baixa, mas o problema pode ser mais grave.
O que acontece com o corpo quando bocejamos?
O bocejo ainda não é muito conhecido pela ciência e não há um consenso sobre os motivos que levam a esse movimento. Basicamente, tanto o ser humano quanto os animais bocejam quando os alvéolos pulmonares se contraem. Ao abrir a boca, a inspiração de oxigênio é maior e contorna essa situação.
Em situações como tédio ou tensão, o bocejo estaria ligado a alterações de substâncias liberadas na corrente sanguínea, como a acetilcolina, que é ligada à aprendizagem e memória, e dopamina, que tem papel estimulante.
Agora, quanto ao fato de ser contagioso, não tem muita explicação. Os neurônios provavelmente copiam atos do cotidiano e os imitam, da mesma forma que os olhos enchem de lágrimas quando vemos alguém chorando ou fica difícil segurar o riso ao ver alguém gargalhando.
Causas relacionadas a bocejar muito
Quando o bocejo ocorre por causas não relacionadas ao sono e cansaço, é hora de ficar alerta. Veja quais problemas podem estar relacionados ao ato.
1. Disfunções do sono
Ok você não dormir bem um dia ou outro, mas quando isso se repete pode prejudicar sua saúde. Dormir pouco não deixa seu organismo descansar e pode levar à imunidade baixa, estresse e depressão. O mesmo vale para o sono de má qualidade, que pode interferir até na sua fertilidade e aumentar as chances de problemas cardíacos.
2. Estresse
Nesse caso, bocejar muito seria uma forma do seu cérebro “desaquecer” e forçar a relaxar um pouco para evitar um colapso. Se o estresse está atrelado a noites mal dormidas, o problema se torna ainda mais grave e é necessário descobrir as causas o quanto antes.
3. Hipotireoidismo
Quando a tireoide não produz quantidades suficientes de hormônio para atender às necessidades do corpo. Como consequência, você sente confusão mental, depressão e exaustão, o que leva à fadiga mental e física, além dos bocejos excessivos.
4. Medicação
Antidepressivos, anti-histamínicos e inibidores de captação de serotonina podem fazer bocejar muito e sentir sonolência excessiva. Converse com seu médico sobre ajustar a medicação.
5. Esclerose múltipla
Quem sofre de esclerose múltipla têm disfunção termorreguladora, ou seja, é incapaz de controlar a própria temperatura corporal. O bocejo é uma forma de baixar a temperatura do corpo, por isso costuma ser excessivo em pacientes com a doença.
6. Hipoglicemia
Quando o nível de glicose no sangue está abaixo de 72mg/dl, o corpo pode apresentar fraqueza e tontura. Consequentemente, você pode bocejar muito.
7. Pressão arterial baixa
Situações estressantes, calor excessivo ou até mesmo o cansaço podem derrubar sua frequência cardíaca e a pressão arterial, o que faz com que a corrente sanguínea encontre dificuldade para chegar ao cérebro. Seu organismo, portanto, te faz bocejar para aumentar a ingestão de oxigênio e regular a situação.
8. Problemas cardíacos
Bocejar excessivamente durante treinos ou até em situações normais pode indicar que os mecanismos de refrigeração do organismo não estão funcionando bem. Isso pode sugerir má circulação sanguínea, problemas cardíacos e até mesmo indicar a iminência de um infarto ou AVC.
9. Desidratação
O corpo precisa de água e a sede faz você bocejar muito, como uma tentativa de manter o funcionamento do organismo regular. Por isso, ande sempre com uma garrafinha de água.
10. Alergia alimentar
Acabou de comer e se sentiu cansado e com sono? Bocejar muito, nesse caso, pode indicar que seu organismo não aceita bem algum tipo de alimento ingerido. Preste atenção à sua dieta!vE