Coisas que uma boa madrasta faz
Crédito: Freepik

5 Coisas que uma boa madrasta faz – e o que nunca deve fazer

Ser madrasta é fácil quando você está realmente disposta a fazer parte da família

Publicidade

Para ser uma boa madrasta é preciso entender que a boa convivência com os filhos do seu parceiro não é uma competição com a mãe deles e nem é para você substitui-la. Mãe e madrasta assumem importâncias diferentes na vida dos filhos, e devem unir forças para que a vida de todos vocês seja ainda melhor.

1. Assumir seu posto e acolher os filhos do parceiro

Em primeiro lugar, uma boa madrasta assume que vai participar ativamente da vida dos filhos do seu parceiro. Não tem como ser apenas namorada ou esposa e fingir que os filhos não existem ou ignorar a presença deles. Não vai funcionar. Se você quiser ficar com a pessoa que ama, precisará acolher os filhos dele também, de coração aberto.

2. Conhecer melhor as crianças

Para se relacionar bem com qualquer pessoa é essencial conhecer mais sobre ela. Com os filhos do seu parceiro não é diferente. Uma boa madrasta tem interesse pela vida das crianças e adolescentes. Ela faz questão de saber o que eles gostam, o que fazem, seus hábitos e necessidades, como os bons amigos e os pais fazem.

3. Estar presente

Os filhos do seu parceiro só vão enxergar você como parte da família e respeitar seu posto como nova namorada ou esposa do papai, se você estiver presente na vida deles. Afinal, quanto mais presente uma pessoa está na sua vida, mais afinidade você tem com ela e mais próximas vocês se tornam.

Publicidade

4. Amar e respeitar

Se você pretende prometer amor e respeito ao seu parceiro, precisa fazer o mesmo pelos filhos dele. Toda relação funciona melhor quando tem amor e respeito envolvido. Seja gentil, respeite o espaço das crianças, dê atenção quando elas se aproximarem. Não tente forçar a barra. Elas vão perceber se você não estiver sendo verdadeira. Apenas seja uma companhia agradável e interessada em fazer parte do convívio familiar.

5. Nunca falar mal da mãe

Jamais cometa o erro de falar mal da mãe das crianças. Não faça isso nem na frente nem na ausência delas, pois as crianças têm ouvidos biônicos, e mesmo quando você pensa que elas não estão ouvindo, pode ter certeza de que estão. Além disso, nunca aja como se estivesse querendo ser “a tia legal”, que deixa as crianças fazerem o que a mãe não deixa. Seja parceira da mãe como você gostaria que ela fizesse se você fosse a mãe.

12 Coisas que a madrasta não deve fazer

Basicamente, o que uma madrasta não deve fazer é o oposto do que foi dito nos tópicos anteriores. Mas, vale reforçar em detalhes o que é considerado um comportamento tóxico, que só serve para prejudicar a sua relação com os filhos do seu parceiro e, por consequência, com ele também.

  1. Dizer que não vai fazer tal coisa porque os filhos não são seus;
  2. Ignorar a presença das crianças e quando elas pedem sua atenção;
  3. Preparar algo só para você, como uma comida, como se as crianças não estivessem em casa;
  4. Dizer às crianças que vai fazer tal coisa porque a mãe delas não faz;
  5. Falar mal da mãe para as crianças;
  6. Apontar defeitos no comportamento das crianças dizendo que a mãe não sabe criá-las;
  7. Impedir que as crianças passem mais tempo com o pai;
  8. Agir como se o pai fosse mais seu do que delas;
  9. Provocar ciúmes;
  10. Fingir que se importa;
  11. Agir como se estivesse substituindo a mãe;
  12. Causar conflitos entre as crianças.

PODE GOSTAR TAMBÉM