Menu

Biomassa de banana verde para diabetes tipo 2: benefícios e como usar

Um novo estudo apontou esse ingrediente versátil como uma boa opção na alimentação dos diabéticos

Crédito: Pixnio

Publicidade

Você já ouviu falar dos benefícios do biomassa de banana verde para diabetes tipo 2? Pois saiba que ele pode ser um grande aliado na sua alimentação, ajudando a controlar a doença. Conheça o estudo, benefícios e como usar corretamente.

Biomassa de banana verde para diabetes tipo 2

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a biomassa de banana verde é excelente para o controle do diabetes. Isso porque “apresenta níveis significativos de amido resistente, possui funções fisiológicas na regulação intestinal, controle da glicemia e retardo do esvaziamento gástrico.

Além disso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), ela é “rica em minerais, como o potássio, fósforo e cálcio”, sendo um importante complemento alimentar. Certamente é acessível a grande parte da população, tendo uma grande produção no país. É também uma ótima opção para quem não pode ingerir glúten.

O estudo

A pesquisa contou com a participação de 113 pacientes que sofriam com pré-diabetes ou diabetes tipo 2. Eles tinham a idade média de 65 anos e receberam, pelo período de 6 meses, acompanhamento médico e nutricional. Parte do grupo seguia somente uma dieta rígida e outra, além de ter a dieta, recebiam 40 gramas de biomassa por dia.

Publicidade

Foram analisados “parâmetros clínicos (pressão arterial, dados antropométricos, impedância bioelétrica) e laboratoriais (glicemia de jejum, HbA1c, colesterol total e frações, triglicérides, insulina)”. E os resultados foram impressionantes! Aqueles que consumiram a biomassa de banana verde tiveram uma melhora visível.

Entre os benefícios apresentados, observou-se a diminuição da pressão arterial, emagrecimento consistente e consequente redução do índice de massa corporal. Além disso, outros benefícios percebidos foram a diminuição da cintura e quadril, redução da glicemia quando em jejum e redução da queima do carboidrato, evitando picos glicêmicos.

Como preparar

A biomassa é muito simples de fazer, porém precisa de um processador de alimentos. Se não tiver, um liquidificador bem potente pode fazer o trabalho, com um pouquinho de água para bater. O ideal é utilizar a panela de pressão para cozinhar as bananas, mas pode ser qualquer uma, a única diferença será o tempo para ficarem prontas.

Lembre de cozinhar as bananas com a casca, para manter os nutrientes mais protegidos. Dessa forma, você certamente poderá usufruir melhor da sua biomassa, com todos os nutrientes presentes. Reserve pequenas porções e congele o que não vai usar nos próximos dias. Fica muito legal se congelar em saquinhos pequenos ou em formas de gelo, para usar em vitaminas e sucos.

Publicidade

Como usar corretamente

Use nas mais diversas receitas, pois ela tem sabor neutro e ainda ajuda a dar uma maior cremosidade ao seu prato. Também pode ser aquecido ou congelado, sem perda de nutrientes, então abuse da criatividade. Como não tem gosto de nada, o ideal é consumir junto com outros alimentos ou receitas.

Para colher todos os benefícios, você deve utilizar cerca de 40 gramas por dia. Isso equivale a cerca de duas colheres de sopa, distribuídas ao longo do dia, nas suas receitas favoritas. Claro que, como todo suplemento, você deve buscar a orientação do seu médico ou nutricionista de confiança, antes de começar o uso. Veja mais nesse vídeo:

Sair da versão mobile