O bigudinho é um velho conhecido das mulheres, tanto as cacheadas que querem cachos mais definidos quanto as lisas que querem se ver cacheadas por um ou dois dias. O bigudinho é uma texturização de cachos que você pode fazer em casa, gastando quase nada, e vale a pena testar pois não tem nada a ver com procedimentos químicos.
Hoje em dia, como várias mulheres estão fazendo a transição capilar dos alisamentos para voltarem a ser cacheadas, o bigudinho também é muito útil para evitar ficar com a raiz enrolada e o comprimento do cabelo liso. É só texturizar tudo e matar a saudade dos cachos.
Veja também: hidratação de abacate para cabelos cacheados
Para que serve?
O bigudinho, na verdade, é o nome das argolas que você usa para enrolar as mechas de cabelo e deixá-las mais definidas. Assim como algumas mulheres usam os bobes, outras usam os bigudinhos, que são hastes abertas e flexíveis nas quais você enrola cada mecha e depois fecha, formando uma argola.
Elas ficam no cabelo por algum tempo para que, ao serem removidas, cada mecha esteja com um cacho bem definido. Você pode escolher o tamanho do cacho de acordo com o tamanho do bigudinho.
O legal desse método é que você pode fazer para uma ocasião específica, como um penteado, pois ele sai depois que lava. Não é a mesma coisa que o permanente, que é um método de criar cachos usando química, meio que o oposto dos alisamentos.
Tipos de bigudinho – comprados e caseiros
Quando se fala em tipos de bigudinho, quer dizer os variados tipos de hastes e outros objetos em formatos variados que se usa para enrolar e prender as mechas. O procedimento é sempre o mesmo, que você vai conhecer no próximo tópico. Você pode fazer bigudinho usando:
- Hastes que viram argolas;
- Hastes abertas presas com elástico;
- Espirais;
- Canudos de plástico;
- Papel-alumínio.
Como fazer em casa?
Como você viu acima, são muitas as possibilidades para fazer em casa, sem nem precisar comprar os bigudinhos, pode usar canudo ou papel-alumínio.
Então, o segredo não é só enrolar as mechas nos bigudinhos, mas sim, usar um bom produto finalizador ou ativador de cachos antes de enrolar para que o cachos fiquem firmes depois de remover o bigudinho. Tem opções até com gelatina. Confira os modos de fazer nos tutoriais a seguir e escolha seu preferido para testar.
Clássico
Esse é um dos mais tradicionais bigudinhos, feitos com as hastes que são fechadas e viram argolas. Veja como é feito esse método apenas lavando o cabelo com xampu e condicionador, e depois aplicando óleo finalizador de pontas, pois esse cabelo já é crespo:
Modelo espiral em cabelo alisado
Esse é um modelo diferente, em formato de espiral, que pode deixar os cachinhos ainda mais definidos. Precisa ver se esse tamanho de cacho combina com o seu cabelo. Nesse tutorial a texturização é feita em um cabelo totalmente liso, usando como ativador um equalizador para dupla textura misturado a uma gelatina que são de uma linha de produtos para transição capilar que servem para firmar os cachos:
Modelo haste presa com elástico
Outro estilo bem tradicional de texturizar cachos é usando hastes abertas mesmo, que não se fecham em argola, e são presas com elásticos. Nesse tutorial o cabelo foi lavado com xampu e condicionador, depois foi aplicado um creme para pentear para cabelo cacheado e, em seguida, uma geleia capilar fixadora de cachos.
Enrolado com canudinhos
Para quem quiser cachinhos bem fechados e pequenos, os canudinhos de plástico são uma boa opção de bigudinho. Nesse tutorial o cabelo é apenas umedecido com água, sem usar produtos fixadores.
Com papel-alumínio
Outro método caseiro muito prático é fazer hastes com papel-alumínio, que é muito fácil de moldar e fica bem firme no cabelo. Para a ativação dos cachos foi usado um gel de queratina para cabelos cacheados que ajuda a deixar os cachos mais definidos e volumosos.
Veja também: 9 Ideias de penteados para crianças