O bife a cavalo é um prato muito comum na mesa dos brasileiros, seja em casa ou nos restaurantes. Caso você não conheça, trata-se de um bife bovino preparado na frigideira ou na chapa e com ovos estrelados por cima. É muito famoso, assim como o filé Oswaldo Aranha, um prato típico carioca.
É muito simples, porém sacia, e pode ter vários ingredientes adicionados para acompanhar e deixar o prato ainda mais apetitoso. Veja a seguir duas receitas de bife a cavalo, quais alimentos são sugeridos para acompanhar e também conheça um pouco sobre a origem desse prato tradicional.
Receita de bife a cavalo
A receita do bife a cavalo simples é muito prática. É aquele prato caseiro que você faz em alguns minutos e fica saciado até o café da tarde ou jantar. Veja como fazer uma receita para quatro pessoas:
Ingredientes
- Ovos: 4 unidades;
- Bifes bovinos grandes: 4 unidades;
- Manteiga: 1 colher de sopa;
- Temperos: a gosto.
Modo de preparo
1. Tempere os bifes previamente com os temperos que mais gostar. Deixe pegar gosto por alguns minutos, se tiver tempo.
2. Em seguida, coloque a manteiga para derreter em uma frigideira e então coloque os bifes. Se forem finos, deixe dourar por cinco minutos de cada lado. O ideal é que não sejam muito grossos, para facilitar.
3. Depois que os bifes estiverem prontos, retire-os da frigideira e então frite os ovos na mesma manteiga, onde já estará o sabor do tempero dos bifes.
4. Deixe os ovos fritarem a gosto, com gema mole ou firme, e depois coloque um sobre cada bife. Se preferir, pode colocar dois ovos sobre cada bife para uma refeição mais reforçada.
5. Seu bife a cavalo está pronto para servir com os acompanhamentos que quiser.
Bife a cavalo com muçarela
Outra dica bem brasileira é incluir boas fatias de queijo no seu bife a cavalo. Essa opção vai deixar o prato um pouquinho mais calórico, mas se você não resiste a um queijo derretido, pode escolher uma opção light.
Ingredientes
- Ovos: 4 unidades;
- Bifes bovinos grandes: 4 unidades;
- Queijo muçarela: 4 fatias;
- Manteiga: 1 colher de sopa;
- Temperos: a gosto.
Modo de preparo
1. Da mesma forma que na receita anterior, comece temperando os bifes.
2. Em seguida, coloque-os na frigideira com a manteiga já derretida para dourarem dos dois lados.
3. Retire os bifes e coloque os ovos para fritarem. Quando estiverem quase prontos, coloque uma fatia de queijo sobre cada ovo e deixe derreter um pouco.
4. Disponha os ovos com queijo sobre os bifes e está pronto para servir.
Dica: você também pode colocar presunto por cima dos ovos e então o queijo por cima, ou pode também fazer um bife acebolado e montar nessa sequência: bife, cebola, ovos e queijo. Fica uma delícia!
Acompanhamentos para a refeição
Os acompanhamentos tradicionais do bife a cavalo são arroz, batata frita e salada. É o PF clássico do brasileiro, que claro, também pede um bom feijão. Mas você pode variar conforme seu gosto.
Por exemplo, se está de dieta, o bife com ovos sem queijo continua sendo uma ótima opção, mas podem ser acompanhados por legumes refogados ou uma salada fresca variada à vontade. Com batata-doce assada ou um purê de batata-doce também é uma ótima pedida. Vale a pena experimentar.
Origem do bife a cavalo
O bife a cavalo não existe apenas no Brasil, você sabia? Diz a história que sua origem é europeia, da França. Lá ele é chamado de bifteck à cheval ou œuf à cheval (ovo a cavalo). O preparo do prato é o mesmo.
Ele também faz muito sucesso na Colômbia, onde é chamado de bisteca a caballo, e na Argentina, com nome mais parecido, bife a caballo.
A razão do nome “a cavalo” é porque a posição do ovo sobre o bife lembra uma sela de montaria. Há quem diga que o nome também significa a agilidade com que o prato pode ser feito e servido. No início era apenas um nome provisório, mas que acabou ficando até hoje.
Veja no vídeo abaixo como fazer rapidinho um bife a cavalo: