Você gosta de beterraba, mas alguém lhe disse que beterraba engorda? Esclareça essa dúvida agora, sabendo mais sobre os benefícios que a beterraba oferece à saúde e aprendendo deliciosas receitas com beterraba que são saudáveis e amigas da dieta.
Beterraba engorda ou emagrece?
Se você ouviu por aí que beterraba engorda e ficou com medo de colocar esse alimento na sua dieta, saiba que é mito. A beterraba não engorda, muito pelo contrário, ela tem muitos benefícios para a saúde, além de ser muito versátil na cozinha.
O que acontece é que, por combinar com todos os tipos de receitas, há que coma a beterraba com muito açúcar, o que certamente vai extrapolar o limite de calorias diárias. Ela já é docinha e não necessita acrescentar açúcar para comer.
A melhor maneira de comer a beterraba é na sua forma crua, assim como para a maioria dos vegetais. É assim que obtém-se maior quantidade de nutrientes, como as vitaminas A, B e C.
A beterraba também é rica em fibras e é diurética, ajudando a desintoxicar o organismo e desinchar. Como consequência, acaba estimulando a emagrecer com saúde. Veja outros benefícios.
Benefícios da beterraba
Agora que você sabe a verdade se beterraba engorda, veja ainda mais motivos para inclui-la na sua rotina alimentar sem medo.
- Previne doenças pulmonares e do fígado: a beterraba consegue atuar na proteção desses órgãos porque possui vitamina C e uma substância chamada betalaína;
- Previne doenças dos olhos: assim como a cenoura, a beterraba também fornece vitamina A que é essencial para prevenir doenças como a catarata;
- Protege o coração: por ser um alimento rico em fibras, ajuda o intestino a absorver menos colesterol, protegendo o coração de doenças;
- Protege o cérebro: ela contém vitaminas do complexo B que são essenciais para o funcionamento do cérebro;
- Combate a anemia: da mesma forma que beneficiam o cérebro, as vitaminas do complexo B cuidam de devolver os nutrientes ao sangue anêmico;
- Previne o envelhecimento precoce: são os antioxidantes das vitaminas da beterraba que provocam um efeito positivo na renovação constante das células, impedindo que os sinais da idade cheguem antes do tempo;
- Fortalece o sistema imunológico: quando esse sistema está bem forte, todo o corpo está blindado contra qualquer tipo de doença. A beterraba faz isso porque fornece zinco ao organismo;
- Aumenta o rendimento: para as pessoas que praticam atividade física, colocar beterraba no lanche pré-treino vai ajudar a ganhar mais energia e melhorar o rendimento;
- Reduz a pressão alta: aos hipertensos, ela é boa aliada em uma alimentação saudável e equilibrada. Os nitratos da sua composição ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação;
- Fortalece os músculos: o potássio e o cálcio presentes são fundamentais para que as fibras musculares consigam se regenerar, além de cuidarem do fortalecimento dos ossos também.
Como comer beterraba sem engordar: 6 receitas
Se você utilizar a beterraba para fazer receitas saudáveis, sejam doces ou salgadas, não vai engordar. Levar uma vida saudável, com uma alimentação balanceada e a prática de atividade física, permite que você coma deliciosos pratos feitos com ingredientes nutritivos e mantenha sempre o peso ideal.
1. Bolo fit de beterraba com banana
Que delícia de bolo saudável para fazer de manhã e comer quentinho no café. Veja o que vai precisar para fazer na sua casa e deixar de lado o mito de que a beterraba engorda.
Ingredientes
Ovo: 4 unidades;
Leite de coco: 200 ml;
Manteiga sem sal ou ghee: 1 colher (sopa);
Beterraba triturada: 1 unidade;
Farinha de arroz: 1 xícara;
Farinha de aveia: 1 xícara;
Sementes de chia: 2 colheres (sopa);
Fermento químico: 1 colher de sopa;
Bananas maduras em rodelas: 6 unidades.
Com tudo anotado, só precisa acompanhar o preparo nesse vídeo do canal Cozinha Fit&Fat:
2. Pãezinhos de beterraba saudáveis
Esses pãezinhos são bem pequenos, ótimos para comer no café da manhã, nos lanches ou como petisco. Veja a receita compartilhada da Casa Vogue.
Ingredientes
Purê de batatas: com 4 unidades;
Beterraba ralada: 2 unidades;
Polvilho doce: 2 xícaras;
Polvilho azedo: 2 xícaras;
Sementes de chia: 2 colheres (chá);
Óleo: ¼ de xícara;
Água: ½ xícara;
Sal e pimenta: a gosto.
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180ºC.
- Cozinhe as batatas até ficarem bem macias. Quando cozidas, amasse e junte com o restante dos ingredientes secos.
- Misture bem até obter uma massa homogênea. Molde no formato desejado e distribua em uma assadeira.
- Asse por aproximadamente 30 minutos. Sirva em seguida.
3. Sorvete de beterraba
Para servir a beterraba como sobremesa, uma das mais gostosas receitas é o sorvete caseiro, que é uma versão bem mais saudável do que as compradas. Os ingredientes mais calóricos da receita são o açúcar e o creme de leite, mas basta não exagerar na porção que irá comer. Veja como fazer essa receitinha compartilhada do Da Baunilha ao Chilli.
Ingredientes
Beterraba média: 1 unidade;
Laranja: 1 unidade;
Claras: 3 unidades;
Açúcar: 2 xícaras;
Água: 1 xícara;
Creme de leite sem soro: 1 lata.
Modo de preparo
- Cozinhe a beterraba, com casca, até que esteja bem macia. Deixe esfriar, retire a casca e bata no liquidificador com o suco de 1 laranja. Deve dar 1 xícara de polpa de beterraba.
- Misture a polpa com 1 lata de creme de leite sem soro.
- Coloque o açúcar e a água em uma panela pequena, misture bem e leve ao fogo. Não mexa mais até começar a engrossar. Deixe ferver até o ponto de fio.
- Bata as claras em ponto de neve firme. Diminua a velocidade da batedeira e, lentamente, despeje a calda de açúcar. Aumente a velocidade da batedeira e bata até esfriar.
- Retire da batedeira, acrescente a polpa de beterraba e misture delicadamente.
- Coloque em um pote e leve para gelar por, no mínimo, 4 horas.
- Já estará pronto, mas para ficar ainda mais cremoso, retire do freezer, coloque novamente na batedeira e bata novamente por uns 5 minutos. Volte ao freezer para gelar.
4. Muffin fit
Além do bolo, do pão e do sorvete, esses muffins também podem ser saboreados sem medo quando quiser algo doce para comer. Veja como fazer essa receita da Renata Spallicci.
Ingredientes
Ovo: 1 unidade;
Claras de ovo: 2 unidades;
Beterraba: 100 gramas;
Farelo de aveia: 3 colheres (sopa);
Quinoa em flocos: 3 colheres (sopa);
Essência de baunilha: 1 colher (chá);
Adoçante culinário: 1 colher (sopa);
Fermento em pó: 1 colher (chá).
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180ºC.
- Descasque a beterraba e pique em cubos.
- Bata todos os ingredientes em um liquidificador até ficar uma massa homogênea.
- Despeje a massa em 6 formas de silicone (opcional: untar com óleo de coco).
- Leve ao forno preaquecido por 10 a 15 minutos. Os bolinhos soltam das forminhas quando estão prontos.
5. Salada de beterraba com maçã e feta
Quer uma salada diferente para servir com uma lasanha de berinjela ou um arroz integral com peixe grelhado? Essa opção, compartilhada do Tele Culinária, é deliciosa e foge do convencional, com sabor agridoce.
Ingredientes
Mistura de alfaces: 1 embalagem;
Beterraba cozida: 2 unidades;
Maçã grande: 1 unidade;
Queijo feta: 200 gramas;
Amendoim torrado: 2 colheres (sopa);
Azeite: 4 colheres (sopa);
Vinagre balsâmico: 2 colheres (sopa);
Suco de limão: 2 colheres (sopa).
Modo de preparo
- Para preparar essa receita saudável, pique grosseiramente os amendoins torrados e reserve-os. Corte as beterrabas cozidas e o queijo feta em cubinhos. Descasque a maçã, tire as sementes e corte-a também em cubos do mesmo tamanho.
- Coloque a beterraba em uma tigela, junte a maçã e misture bem até que a maçã fique com a cor da beterraba, levemente roxa. Adicione o suco de limão e envolva.
- Coloque a mistura de alfaces em uma saladeira. Junte o queijo feta, a maçã e a beterraba, e também os amendoins, tempere com o azeite e o vinagre balsâmico, envolva e sirva.
6. Purê de beterraba
Se você nunca tinha pensado em variar o tradicional purê de batatas e levar um purê mais colorido à mesa, chegou a oportunidade de experimentar esse delicioso purê de beterraba, compartilhado do JD Receitas.
Ingredientes
Beterraba grande: 1 unidade;
Leite: 1 ½ xícara;
Farinha de trigo: 2 ½ colheres (sopa);
Caldo de legumes: 2 colheres (sopa);
Margarina: 1 colher (sopa);
Sal e pimenta: a gosto.
Modo de preparo
- Pique a beterraba.
- Coloque a beterraba ainda crua junto do leite no liquidificador e bata bem.
- Quando a beterraba estiver bem batida e misturada ao leite, adicione a farinha, o caldo de legumes e a margarina.
- Bata novamente, até que todos os ingredientes se incorporem.
- Leve ao fogo, sempre mexendo, até engrossar.
- Tempere com sal e pimenta a gosto.
Veja também: Raízes comestíveis