O Bepantol é um medicamento em forma de pomada ou líquido usado para proteger, hidratar, nutrir e cicatrizar a pele. Existe ainda o Bepantol labial para usar no dia a dia e evitar rachaduras nos lábios. A sua composição realmente oferece todos esses benefícios não só para a pele e os lábios, como também para os cabelos. E será que o produto chega a ser tão poderoso assim? Será que Bepantol para rugas funciona? Saiba agora.
Bepantol para rugas funciona?
O princípio ativo do Bepantol é a pró-vitamina B5, ou dexpantenol. Quando entra em contato com a pele, essa substância é absorvida e logo transformada em ácido pantotênico pelas células e mucosas.
Esse ácido é essencial para o processo de cicatrização, estimulando as células basais a se multiplicarem e regenerarem a pele com todos os seus componentes. A proteção acontece de dentro para fora, pois o dexpantenol penetra nas camadas da pele, estimula a regeneração, nutre e fortalece os tecidos.
Por causa desse efeito, o medicamento pode sim contribuir com a redução das linhas de expressão em uso prolongado e com outros cuidados que deve ter com a pele.
Só vale lembrar que ele não é feito para essa finalidade. Então, não espere que todas as linhas ou as rugas mais profundas simplesmente desapareçam. O mais recomendado é sempre fazer uma visita ao dermatologista antes de começar a aplicar qualquer tipo de produto na pele ou nos cabelos.
Como usar?
A forma de uso do Bepantol para rugas é simples. Quando estiver em casa com o rosto bem limpo, zero maquiagem, aplique uma camada fina de Bepantol líquido por todo o rosto e pescoço. A pomada também pode ser aplicada, só que é mais demorado.
Deixe agir por 20 ou 30 minutos e depois enxague. Faça isso de preferência antes de dormir. Se a sua pele for oleosa, melhor não aplicar o Bepantol puro na pele. Prefira fazer misturas com outros cremes de hidratação e nutrição próprios para o seu tipo de pele.
Outros benefícios do Bepantol para a pele
O Bepantol é considerado um medicamento porque de fato atua para a regeneração e hidratação da pele com suavidade e eficácia. Veja o que mais ele faz além de contribuir com a redução das linhas de expressão.
Cicatrizante
Quem faz tatuagem costuma usar o Bepantol em toda a fase de cicatrização e ele realmente faz um bom trabalho. A regeneração do tecido é rápida e a pele fica sempre hidratada e protegida.
Ele também serve para outros tipos de ferimentos leves como queimaduras, cortes e arranhões. Também para aplicar sobre cicatrizes e ajudar a deixá-las menos visíveis quanto possível.
Hidratante
A pomada Bepantol é bastante oleosa, criando uma camada protetora sobre a pele que protege da desidratação. Ao mesmo tempo, a pele fica com um toque macio e agradável. Não precisa usar o tempo todo, até porque a versão comum da pomada tem um cheiro forte.
Tratamento de manchas
Alguns tipos de manchas, aquelas que não são patológicas, podem ser ratadas com Bepantol, se assim o dermatologista liberar. Manchas sempre precisam ser vistas pelo médico antes de começar qualquer tratamento, mesmo que natural. O medicamento não foi feito com essa finalidade, mas com o uso prolongado e os cuidados adequados com a pele, ele ajuda a homogeneizar novamente a pigmentação da área escura com a do restante do tecido.
Veja também: Você pode usar Bepantol para tatuagem: sim ou não?
E mais: Bepantol para estrias: será que realmente funciona?