Muito provavelmente você já sabia que ficar diante do mar é uma ótima ajuda para descontrair um pouco. Porém, é possível que você desconheça que um dos benefícios de ver o mar é que ele tem a capacidade cientificamente comprovada de transformar o cérebro e a saúde mental.
Com o trabalho BlueHealth, a pesquisadora Lora Fleming e seus colaboradores da Universidade de Exeter (Inglaterra) comprovaram que os sons marítimos acionam o córtex pré-frontal do cérebro, uma região relacionada com as emoções e as autorreflexões. Por esse motivo, existe um maior bem-estar e autoconhecimento.
De acordo com o trabalho, as ondas dos oceanos emitem íons negativos que, assim que são absorvidos, originam umas alterações nas moléculas no organismo, contribuindo para uma maior paz e equilíbrio.
De resto, esses íons se distinguem por conseguirem normalizar a presença de serotonina, uma substância química que é emitida pelo nosso corpo e permite a melhora do humor e a diminuição da ansiedade.
O estudo concluiu que o cortisol – ou seja, o hormônio associado ao estresse – sofre uma diminuição no corpo graças ao som das ondas: afinal, esse barulhinho conta com um volume e frequência bastante relaxantes.
Sem esquecer ainda que o som do mar nos remete àquilo que escutávamos no ventre de nossa mãe – daí que todo o mundo costume sentir muita proteção e segurança.
Mesmo em termos visuais, um dos benefícios de ver o mar é que ele nos consegue trazer calma e segurança devido à sua superfície plana.
Compartilhe essa matéria!
Fonte: Universidade de Exeter