A tanchagem é uma planta muito comum, podendo ser achada facilmente em quintais ou à beira de estradas. No Egito antigo, essa erva era muito usada pela medicina, com os mais diversos propósitos.
Veja os benefícios da tanchagem e como usar esse poderoso ingrediente no seu dia a dia, fortalecendo a sua saúde de um modo natural e prático.
Origem da planta
A tanchagem teve origem na Europa, durante a Idade Média. Devido ao alto controle que o clero exercia na medicina da época, muitos medicamentos não eram sintetizados, sendo a natureza o principal provedor de remédios para a população.
Em meio a esse cenário, a tanchagem surge como um poderoso remédio para diversas doenças dos europeus da época, sendo muito utilizada pelos médicos.
Essa planta chegou ao Brasil a partir das grandes navegações, quando começou a acontecer os primeiros contatos entre brasileiros e europeus. A partir daí, ela se propagou muito rapidamente no solo brasileiro, chegando a ser considerada inclusive uma erva daninha.
Você deve estar se perguntando porque uma erva daninha é tão importante para a saúde das pessoas. Para saber a resposta disso, confira os incríveis benefícios dessa erva.
Benefícios da tanchagem e para que ela serve
A tanchagem é muito importante para diversas funções, tendo como o seu uso principal prevenir e remediar doenças. Desse modo, ela traz diversos benefícios para a saúde, podendo ser utilizada de modo prático no dia a dia.
Fortalecem a imunidade
Devido à grande quantidade de aucubina presente na tanchagem, essa planta possui poderosos efeitos antimicrobianos, anti-inflamatórios e analgésicos. Por conta disso, ela é bastante usada para o combate de epidemiologias e para a prevenção de diversas doenças.
Rejuvenesce a pele
Essa planta também tem uma alantoína específica que ajuda na regeneração da pele, podendo ser usada para esfoliação ou tratamento específico de limpeza. O chá dessa erva também pode ser utilizado para complementar esse tratamento.
Tratamento de feridas
Por ser muito rica em vitamina K, a folha da tanchagem possui um uso muito promissor no tratamento de cortes e feridas que estejam sangrando. Ela ajuda a conter o sangramento e a não inflamar. As folhas também são úteis na culinária, sendo agradáveis quando consumidas, frescas, em saladas. Já as folhas mais velhas ficam melhor cozidas em sopas ou refogados.
Combate problemas renais
Devido a suas propriedades vitamínicas e diuréticas, a tanchagem possui um forte efeito como tratamento paralelo para problemas renais. Em casos como esse, é recomendado que sejam bebidos de 1 a 2 copos do chá dessa planta diariamente.
Auxílio ao tratamento da bronquite
Foi comprovado por dois experimentos clínicos que a tanchagem auxilia no tratamento da bronquite crônica. Isso porque ela atua como um emoliente, que alivia pequenos desconfortos e irritações ao formar uma espécie de filme suavizante na área afetada da membrana mucosa.
Tanchagem emagrece?
A tanchagem pode auxiliar no emagrecimento, pois essa planta tem ação diurética. Isso significa que ela promove a eliminação do excesso de líquido presente no corpo, estimulando o aumento de volume da urina. Isso reduz o inchaço.
Sendo assim, é recomendável que se tome chá dessa planta todo dia, para que se complemente o exercício físico e a dieta com qualidade, gerando resultados mais eficazes.
Como usar
A tanchagem pode ser consumida de diversas maneiras, sendo uma planta bastante versátil e prática. As principais formas de uso são: chá, tintura, pomada e emplastro.
Cada um desses usos possui aplicações diferentes, sendo o mais comum deles, o chá dessa erva.
Como preparar o chá de tanchagem
Para preparar esse chá é muito simples. Pode ser feito em qualquer hora do dia, sem atrapalhar a sua rotina.
Ingredientes:
Folhas de tanchagem: 2 colheres (sopa) picadas em pedaços pequenos;
Água: 1 litro;
Modo de preparo:
- Misture todos os ingredientes e leve para o fogo;
- Quando levantar fervura, desligue o fogo e deixe o chá esfriar.
Contraindicações e cuidados
Essa planta não é recomendável para:
- Diabéticos;
- Pessoas com pressão baixa;
- Gestantes.
Doses excessivas podem causar:
- Queda de pressão;
- Desarranjo intestinal;
- Arritmia e parada cardíaca;
Além disso, o pólen pode causar alergia e as sementes podem gerar choque anafilático.
Para saber tudo sobre essa planta milagrosa, assista ao vídeo!